04/08/2022 às 12h15min - Atualizada em 07/08/2022 às 00h01min

Bibi de Uberaba (MG) investe na transformação digital que representa 30% do total de vendas da operação

Apostar em lives e no serviço que atende o cliente em casa, proporcionando uma experiência diferenciada, foram as estratégias da empreendedora

SALA DA NOTÍCIA DFreire
DFreire
Divulgação/Bibi
Em novembro de 2018, Maria Emília Tiveron Ferreira de Oliveira, assumiu a operação da loja da Calçados Bibi, no Shopping Uberaba, em Minas Gerais. A pedagoga já conhecia a marca, pois é mãe de dois filhos, e tinha experiência no varejo infantil, por ser proprietária de uma loja multimarca de calçados no Triângulo Mineiro. Obtendo bons resultados com o negócio próprio, a franqueada teve que se reinventar com a chegada da pandemia, por conta das lojas fechadas em shopping centers de todo o Brasil. Na época, uma das ideias foi apostar em uma live commerce, que vendeu mais de 200 pares de calçados em uma noite, fazendo com que a estratégia virasse case de sucesso na franqueadora. Hoje, a franqueada também é um dos destaques na rede por conta do projeto Bibi em casa, que proporciona uma experiência diferenciada aos consumidores da marca, que recebem a mala com os produtos para experimentar em casa.

Utilizando as redes sociais a seu favor, Maria Emília explorou bastante as chamadas “live commerce” nos anos de 2020 e 2021, para promover a sua loja, a única de calçados infantis do shopping e única da marca na cidade mineira. Hoje, a ferramenta vem sendo utilizada por diferentes negócios no Brasil, nos mais variados segmentos. Há 72 anos no mercado e com um projeto robusto de transformação digital, a Calçados Bibi promoveu esse tipo de iniciativa nos canais oficiais da marca, após o sucesso da transmissão realizada pela Bibi de Uberaba.

“Estava com um estoque completo e comecei a pensar em alternativas para efetuar vendas e atrair clientes durante aquele cenário. Lembrei do impacto que as redes sociais têm hoje na vida dos consumidores e promovi uma live, que foi um sucesso. Fui pioneira na franquia a investir nesse tipo de ação. Em apenas um dia, vendi mais de 200 pares de calçado. Iniciamos a ação às 19h e só conseguimos finalizá-la às 3h da manhã, devido à enorme procura pelos produtos da Bibi. O mais interessante foi que conseguimos conquistar clientes na região onde atuamos, mas de alguma forma também atingimos algumas pessoas de fora do estado mineiro. Graças ao sucesso de vendas e de aceitação do mercado, a franqueadora me convidou para fazer uma live e explicar aos demais franqueados como efetuar a comercialização de produtos ao vivo, levando em conta questões como organização do estoque, descontos aplicados, produtos selecionados, como fazer as entregas e outros fatores. Este tipo de ação tem como foco uma conexão mais próxima com o cliente e, consequentemente, proporciona um aumento nas vendas”, revela a franqueada da Bibi, Maria Emília.  

Com a reabertura das lojas e dos shopping centers, a empreendedora voltou a fazer vendas na loja física, mas percebeu que havia uma demanda reprimida na cidade em questão. Muitas mães que trabalham em tempo integral e buscam calçados para os filhos, as vezes, passavam nas lojas sem a criança para escolher um calçado. Com receio do modelo não servir, sempre deixavam a compra para depois. Foi neste momento que Maria Emília viu uma oportunidade de se aproximar desse público por meio do Bibi em casa. A iniciativa traz a facilidade de o cliente escolher os produtos desejados e experimentar no conforto de sua casa, oferecendo mais uma opção ao público da marca.

Em resumo, o serviço é realizado de forma muito simples: o cliente conversa com a vendedora via WhatsApp, seleciona os produtos disponíveis na loja por meio de um catálogo online e, em seguida, recebe uma mala personalizada com os calçados em casa, assim, pode experimentar todos os produtos no conforto de sua residência e decidir quais prefere. Após a escolha dos produtos, é gerado um link para pagamento online e a mala é devolvida à loja. Isso auxilia de forma efetiva aqueles clientes que possuem uma necessidade de compra, mas preferem a praticidade de receber e experimentar os produtos no conforto da própria casa.

“Reparamos que algumas mães visitavam sozinhas a loja, então demos como alternativa escolherem os modelos que mais gostam e lavarem um pé de cada opção para que a criança possa experimentar em casa. Em seguida, a devolução é feita via motoboy sem nenhum custo adicional. Hoje, temos uma cartela de clientes que efetua compras apenas utilizando o Bibi em casa. Eles não abrem mão da praticidade e do conforto, além da experiência que promovemos por meio deste projeto. Estar em uma cidade como Uberaba, nos ajuda nesta questão. Estamos próximos aos consumidores, então a entrega e a retirada dos calçados é feita de forma rápida. Para se ter ideia da importância desse serviço, nossa loja virou referência do Bibi em casa, por ser o carro-chefe de vendas da unidade. Em 2020, as vendas por este conceito representavam 70% do total da loja e, atualmente, é responsável por 30% da comercialização de produtos”, explica Maria Emília.

A franqueada ainda utiliza outras estratégias para atender os clientes no físico e no digital. Efetua vendas via link, pelo WhatsApp, e há muitas oportunidades que surgem por meio de posts e stories em mídias sociais. Explorando a multicanalidade, que é um dos diferenciais da Bibi, a loja consegue atingir o público-alvo, composto por consumidores que buscam um calçado confortável e de qualidade para crianças de 0 a 9 anos.

“O grande diferencial neste contexto é que, além de fomentar a marca de forma regional e direcionada ao público-alvo específico, a live promove um contato mais interativo, fazendo com que o consumidor possa enviar perguntas, dúvidas ou até mesmo elogios conforme é feita a apresentação dos produtos. Dessa forma, é possível que os franqueados promovam uma pequena exposição e consultoria aos clientes, que passam a contar com um tipo de venda efetuada de forma orgânica e mais ágil. Já o Bibi em casa traz a oportunidade de atender o cliente no conforto e na comodidade da sua residência, sempre com muita excelência. O intuito é promover uma experiência próxima e diferenciada em diversos canais, para que os clientes possam comprar onde, como e quando quiserem, sempre tendo boas lembranças e uma conexão com a marca. Com um passinho por vez, chegamos lá”, finaliza Camila Kohlrausch, diretora de Marca e Varejo da Calçados Bibi.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp