Projeção realizada pelo IBEVAR - Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo indica que a intenção de compra para o Dia dos Pais deve registrar o melhor resultado dos últimos quatro anos. De acordo com a pesquisa, o crescimento será de 6,7% este ano em relação a 2021. O levantamento do instituto indica que segmentos como Eletrodomésticos, Eletrônicos e Beleza são os preferidos na hora de presentear.
“Mesmo com a atual situação econômica do nosso país e com o aumento da inflação, o ajuste do Auxílio-Brasil, aprovado no mês passado, incentivou os consumidores neste ano. O cenário para esse Dia dos Pais é positivo e devemos superar 2020, ano que alavancou o consumo no Brasil devido à implementação do auxílio emergencial”, analisa Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR.
Com série histórica iniciada em 2018, a projeção de intenção de compra para o Dia dos Pais registrou aumento de 2,8% no segundo ano de medição, 2019. Em 2020, o crescimento foi maior, alcançando 19%. Em 2021, a o índice começa a refletir o atual cenário econômico do país, reduzindo 4,6%, para retomar a curva de alta com o novo auxílio emergencial este ano.
A pesquisa também identificou os itens preferidos na hora de presentear os pais. Os produtos mais desejados na hora da compra são barbeadores, caixas de som, camisetas, camisas polo, canivetes, charutos, chinelos, cintos de couro, copos térmicos, cremes corporais, licores, perfumes, relógios, sapatos sociais e uísque, todos com 100%, capacetes com 97,3% e afiadores de facas com 97,1%.
Sobre o IBEVAR
O IBEVAR - Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo é referência em pesquisas e conteúdos sobre Varejo e Consumo e principal plataforma de relacionamento de executivos do setor. Sem fins lucrativos, a organização reúne comitês de Tecnologia e Inovação, Varejo Digital, Gestão de Pessoas e Lideranças Criativas, PRACS e Pricing com executivos de alto nível que debatem temas relevantes para as melhores decisões do mercado. O IBEVAR realiza mais de 40 pesquisas periódicas anuais que contribuem com o mapeamento do setor, como projeções relacionadas a vendas e intenção de compra, inflação e inadimplência, além de realizar pesquisas de tendências das principais datas sazonais e comemorativas do Varejo e de proporcionar a capacitação contínua de profissionais do setor por meio de parcerias educacionais. Fundado em 2009, a organização, que reúne mais de 19 mil associados, desenvolveu também o Prêmio de Inovação para estimular a criação de projetos inovadores e apresentar ao mercado soluções para os desafios do Varejo.