A comitiva da Chama Crioula Estadual 2022, da 19ª Região Tradicionalista, composta por 17 cavaleiros, entre eles, três mulheres e ainda cinco pessoas na equipe de apoio participou na última sexta feira do ato de Geração da Chama Crioula Estadual aos pés da Nossa Senhora da Conceição em Canguçu.
No sábado (13), aconteceu a distribuição da centelha da Chama Crioula que vai iniciar o percurso de retorno por 585Km, com chegada ao município de Erebango, no dia 26 de agosto. No dia 10 de setembro, o grupamento da 19ª RT conduzirá a Chama até o Cemitério do Combate, que em 2023 completa 100 anos do confronto revolucionário entre Chimangos e Maragatos. Neste dia, também acontecerá a chegada da Chama Itinerante, gerada no dia 2 de maio no Hospital Santa Terezinha, em homenagem aos profissionais da saúde que percorreu a região. Neste dia também será gerada a Chama do Combate, em homenagem ao centenário do confronto de 1923.
As três chamas vão originar a Chama Crioula dos Festejos Farroupilhas 2022, que em Erechim terão início no dia 11 de setembro, junto ao lançamento da Pedra Fundamental das futuras instalações do Parque Municipal de Eventos e Tradições Gaúchas, na Rua Josefina Dalla Rosa, S/N no bairro Boa Vista.
Acompanharam as solenidades o coordenador regional, Aldair Menosso e o vice-coordenador, Ricardo Valmorbida, bem como os Conselheiros do MTG, Vaneres Rigo e Aldo de Assis Ribeiro na companhia do Vice-diretor de Esportes do MTG, Claudemir Bresolin. Luiz Elgar Hepp, cavaleiro e patrono dos Festejos de Erechim faz parte do pelotão de condução, sempre ativo e atuante no departamento de cavalgadas.