15/08/2022 às 14h37min - Atualizada em 15/08/2022 às 20h00min

Estudos apontam que os homens são mais suscetíveis ao câncer de pulmão

SALA DA NOTÍCIA SANTA CASA DE MAUÁ
DIVULGAÇÃO
Neste ano, de acordo com estimativas, estão previstos cerca de 30 mil novos diagnósticos de câncer de pulmão, sendo o mais comum entre os homens e o terceiro entre as mulheres. Segundo o pneumologista Valter Eduardo Kusnir do hospital Santa Casa de Mauá, o mês de agosto alerta para a conscientização e saúde dos pulmões, além dos malefícios causados pelo tabagismo, responsável por cerca de 85% dos casos.

É importante destacar que embora o tabagismo seja o principal causador do câncer de pulmão outras situações também podem levar à doença como as infecções pulmonares, a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Fibrose Pulmonar, a hereditariedade, a poluição e a exposição a produtos químicos e à radiação. 

Os principais sintomas são a tosse crônica e persistente, que muitas vezes pode vir acompanhada de sangue, dor no peito ou nas costas, perda de peso, cansaço e muita falta de ar. Infelizmente, na maioria dos casos, os sintomas apenas são associados à doença quando o quadro já está instalado, já que eles são parecidos com os de outras doenças.

Em menos de 20% dos casos, os diagnósticos são realizados em estágio inicial, que pode ser feito por meio de exames de imagem como raio-x, tomografia de tórax e pet-scan, com confirmação por biópsia, além de um mapeamento para avaliar se houve metástase. 

“Caso não haja metástase, o tratamento indicado é a cirurgia, porém nos casos mais avançados há a associação de quimioterapia e radioterapia. A imunoterapia tem sido de grande ajuda para a melhoria dos resultados, pois retira a camuflagem que as células cancerosas usam, aumentando a eficácia do tratamento. Ainda a melhor forma de prevenir a doença é não fumar e não se expor ao tabagismo passivo”, explica o pneumologista Valter Eduardo Kusnir.

O Hospital Santa Casa de Mauá está localizado na Avenida Dom José Gaspar, 1374 - Vila Assis - Mauá - fone (11) 2198-8300.  https://santacasamaua.org.br/ .
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp