Devido à escassez de chuvas em diferentes regiões do Brasil, somado à alta na inflação, brasileiros buscam alternativas para economizar no cuidado diário do lar. Aos que não sabem, uma das alternativas para evitar o consumo e gasto excessivo nas contas de água e energia elétrica é enviar roupas e outras peças de cama, mesa e banho para as lavanderias. Por meio de um cálculo simples, foi possível verificar que uma família composta por quatro pessoas consome, em média, 5.400 litros de água por mês ao lavar as roupas em casa. Aquelas que optam em levar as peças de vestuário à lavanderia gastam 2.160 litros de água por mês, registrando uma economia de 3.240 litros mensais, volume este 60% menor. Isso, porque as máquinas conseguem evitar o desperdício ao lavar uma quantidade maior de roupas em um mesmo ciclo. O cálculo é feito pelo Sindilav (Sindicato Intermunicipal de Lavanderias no Estado de São Paulo), com base em dados fornecidos pela SABESP e pela ANEL (Associação Nacional de Empresas de Lavanderia).
Um levantamento realizado pela Universidade de Michigam em parceria com a SABESP também mostra que, em média, 21% da conta de água dos brasileiros vem da limpeza de roupas. Além da redução na conta de água, quem prefere utilizar a lavanderia também economiza até 21% na despesa de energia elétrica, o que se torna um diferencial no cenário atual. “As máquinas utilizadas em uma lavanderia trabalham sempre cheias, lavando uma quantidade maior de roupas. Toda a energia necessária para movimentá-la é bem utilizada, evitando assim possíveis desperdícios. O cliente também deixa te ter gastos com sabão em pó ou líquido, amaciante e alvejantes, além de ganhar tempo, já que profissionais qualificados irão lavar as peças obedecendo às normas e instruções apresentadas em cada etiqueta. Dessa forma, os resultados são claramente sentidos no bolso do consumidor”, explica o CEO da 5àsec no Brasil, Fábio Roth.
Nos mais de 500 pontos de venda da marca em todo território nacional, além da questão da economia, a 5àsec aponta que há fatores importantes que contribuem para a conservação e durabilidade das roupas, como a utilização correta dos produtos em doses certas, sempre seguindo as orientações de limpeza, secagem e passadoria que constam na etiqueta. Além disso, o cuidado e a preservação do meio ambiente é aspecto fundamental nas lavanderias da rede, que possuem diversos programas de sustentabilidade. “Nas unidades da 5àsec, conseguimos disponibilizar várias vantagens que não são possíveis de encontrar quando o cliente efetua esse tipo de serviço em casa. Temos máquinas profissionais, então economizamos muita água em relação às limpezas domésticas. Os produtos utilizados são ecologicamente corretos, não agridem o meio ambiente, e são usados em quantidades suficientes, resultando em peças impecavelmente limpas. Além disso, as lojas da rede sempre contam com campanhas e promoções visando fidelizar consumidores e proporcionar condições especiais aos que utilizam nossos serviços”, revela Roth.
A 5àsec criou o cashback de cabides, uma ação que incentiva a reutilização de cabides que são enviados junto com as camisas, vestidos, ternos e outros itens que recebem os serviços das lavanderias. Esta é uma alternativa para minimizar os impactos da escassez de insumos plásticos no mercado, visando o consumo consciente e sustentável. O sistema funciona como desconto ao cliente, ou seja, por cada cabide devolvido, que é higienizado e reutilizado. A rede francesa também disponibiliza nas operações uma caixa coletora exclusiva para que clientes depositem embalagens plásticas a serem enviadas para pontos de reciclagem de cada cidade onde a unidade atua. Outra iniciativa são as capas retornáveis, que envolvem as peças de roupas após serem limpas e passadas, como forma de proteção, feita em material resistente (TNT), que suporta cinco camisas, em média. Aos que ainda preferem as de plástico, todos os itens feitos com este material, contam com insumo biodegradável. A marca também investe em outros itens pensando na sustentabilidade, ao optar pela sacola de papel reciclado e disponibilizar aos clientes um porta-tíquetes feito em papel ecologicamente correto, proveniente de madeiras de reflorestamento, 100% reciclável.
Mais economia A 5àsec também pensa em proporcionar mais conveniência aos consumidores, por meio de serviços dedicados às roupas do dia a dia, como a BAG 5àsec. Para este tipo de serviço, há três opções por um preço fixo, sendo elas: Minha Bag (em média 18 peças) por R$ 85, Bag (em média 35 peças) por R$ 135 e Bag Família (em média 50 peças) por R$ 175. Quem opta pela BAG, consegue obter uma economia de até 30% se colocar as contas na ponta do lápis, que englobam água, eletricidade, insumos para limpeza e secagem dos itens, além da economia de tempo. O serviço de Bag pode ser adquirido na própria loja física. Todas as peças colocadas dentro da bolsa são lavadas, secas e dobradas sem nenhum custo adicional. Assim, fica bem mais fácil para as famílias planejarem dentro do orçamento mensal qual será o valor destinado à lavanderia. Lembrando apenas que a BAG é voltada para itens do dia a dia, como camiseta, camisa polo, calça jeans, moletons, bermudas, saias, além de peças de cama, mesa e banho. Não serão consideradas peças com tecidos delicados, bordados ou apliques e pedrarias
No caso da 5àsec, as lojas físicas retratam o DNA da marca e contam com uma equipe empenhada em oferecer serviços de qualidade. Mas também há o conceito de “Lavanderia On-line”, que promove uma nova experiência de compra virtual e é cada vez mais procurado, proporcionando praticidade e uma operação mais dinâmica a um público mais conectado. Assim, o cliente pode utilizar o e-commerce por meio do website ou aplicativo da marca para smartphones e tablets. No ambiente virtual é possível contratar os serviços oferecidos pela 5àsec, como de limpeza de peças de vestuário, cama, mesa e banho. Além disso, o cliente efetua o pagamento on-line, pode escolher pacotes e agendar a coleta das peças a serem limpas no endereço desejado. “O foco é fazer com que a jornada de compra seja muito mais simples e satisfatória. Por isso, contamos com essa integração de canais”, finaliza o CEO.