Uma das mais famosas avenidas de Belo Horizonte deve passar a receber obras de revitalização a partir do início do próximo ano. A notícia foi divulgada hoje, 19 de agosto, pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) a lideranças dos setores de comércio e serviços durante reunião na Câmara de Dirigentes de Belo Horizonte (CDL/BH). De acordo com o superintendente de mobilidade da PBH, André Dantas, o projeto, com custo previsto de R$ 20 milhões, vai contemplar a avenida Afonso Pena ao longo da Praça Rio Branco (Rodoviária) até a Praça da Bandeira. O objetivo é aumentar a fluidez do trânsito e transformar a avenida em um ambiente mais vibrante e atrativo.
Para o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, a revitalização da avenida Afonso Pena vai proporcionar um ambiente mais acolhedor para toda a população, atraindo mais público para a região e incrementando a economia. “Sabemos que um ambiente requalificado atrai as pessoas. E precisamos disso para a região central de Belo Horizonte”, disse. “Estamos nos reunindo com a prefeitura, bem antes do início das obras, para entendermos melhor o projeto e contribuirmos com ideias que atendam toda a população e favoreçam a mobilidade urbana”, completou.
Impactos no comércio e alteração das linhas de ônibus
Segundo Dantas, a previsão é que até o período que antecede o Natal de 2023 as obras estejam concluídas. “Queremos trabalhar em conjunto com o comércio e com a sociedade, sempre procurando gerar o menor impacto. Este é um projeto arrojado e que precisa do apoio de entidades que representam os setores econômicos da capital”, disse.
A presidente da BHTrans, Júlia Gallo, ressaltou durante a reunião que o comércio não será prejudicado ou surpreendido com as obras. “Vamos atuar de forma que as intervenções não coincidam com datas comemorativas”, explicou. Ela também garantiu que a intervenção não irá retirar linhas de ônibus da avenida. “Os pontos de paradas dos ônibus serão redistribuídos ao longo dos quarteirões, visando melhorar os espaços para a parada dos veículos”, completou.
O escopo de revitalização da avenida contempla reparos nos asfaltos e recapeamento da via; faixas de tráfego exclusivas e preferenciais para ônibus; criação de cinco novos pontos de ônibus com redistribuição de linhas; implantação de ciclovia junto ao eixo do canteiro central; reformas pontuais em calçadas e melhoria da acessibilidade; novo projeto paisagístico e reorganização das faixas de tráfego.
Antecedência na comunicação
A Prefeitura garantiu aos comerciantes que todo o cronograma das obras de revitalização da avenida será comunicado com antecedência. “O comércio não será surpreendido e por isso estamos nos organizando para que as obras terminem antes das festividades do fim do ano de 2023”, enfatizou André Dantas. O superintendente da PBH garantiu ainda que os comerciantes serão convidados para o diálogo à medida que o projeto for sendo desenvolvido e aprimorado.