Se na manhã de segunda-feira (22), a diretora e a vice-diretora da Eola Municipal de Ensino Fundamental Jacob Blész, de Linha Henrique D’Ávila, no interior de Vera Cruz, foram surpreendidas ao perceber o furto de 20 chromebooks do educandário, outra grande surpresa ocorreu também na noite de segunda: os aparelhos foram todos devolvidos dentro de uma caixa de papelão, deixada em frente a sala de informática – de onde foram levados.
Os chromebooks tinham sido doados à escola no dia 8 de agosto, pela Secretaria Municipal de Educação, para uso na aprendizagem dos alunos. No entanto, apenas duas semanas depois, eles foram furtados.
Os profissionais que atuam no educandário acreditam que a ação tenha ocorrido na noite de domingo (21), quando a entrada ocorreu através de uma cerca da escola, que foi danificada, e o arrombamento da sala de informática.
O prejuízo tinha sido avaliado em R$ 40 mil. Durante a segunda-feira, foi realizado Boletim de Ocorrência e policiais da Brigada Militar e da Polícia Civil de Vera Cruz estiveram no local para averiguar as circunstâncias do ocorrido.
No entanto, na noite de segunda, por volta das 21h30min, o prefeito Gilson Becker foi informado de que os 20 chromebooks teriam sido devolvidos à escola, ao passo que comunicou a diretora do educandário, Adriana Maria Predebon.
“Fomos lá buscar, ainda com um certo receio, e estavam todos os aparelhos com os carregadores. Um pouco arranhados e sem o número de patrimônio, mas todos lá”, vibra ela. “Estamos muito felizes, porque jamais conseguiríamos comprar os chromebooks com recursos próprios. As crianças estavam muito felizes em ver a sala de informática toda equipada, porque recebemos um volume muito considerável dos aparelhos, e ver eles ontem [segunda] tristes com o furto machucou demais. Agora, a sensação é de alívio e felicidade, pois os alunos ficarão muito felizes com a volta dos aparelhos, com certeza”, arremata a educadora.