Um homem de 40 anos foi preso nessa quarta-feira (24), me Portão, no Vale do Sinos, acusado de estuprar quatro filhas com idades de 12 a 17 anos. Ele é pastor em uma igreja local e confessou o crime para a polícia. Além disso, o homem ainda informou que engravidou uma das meninas e teve um filho com ela.
Os abusos sexuais estavam ocorrendo com o consentimento da mãe das adolescentes e esposa do líder religioso. De acordo com as informações obtidas pela polícia, através do relato das adolescentes e da própria mulher, ela sabia dos estupros e não teria tentado impedir ou denunciar as ações.
As investigações começaram na segunda-feira (22), quando uma denúncia anônima foi feita para o Disque 100. Equipes foram na residência e ouviram as adolescentes, que falaram sobre os abusos cometidos pelo pai.
De acordo com o delegado Marcos Mesquita, responsável pela investigação, as meninas estavam com medo, pareciam preocupadas e constrangidas. Esses fatores foram associados ao fato do abusador ser o próprio pai e da família ser bastante religiosa.
A mãe das meninas revelou que via elas saindo chorando do quarto depois de terem passado horas com o pai. Quando uma das filhas engravidou e revelou os abusos, a mulher não fez nada. O bebê tem 11 meses.
O inquérito deve ser concluído em menos de 10 dias e o pastor responde, inicialmente, por quatro estupros de vulnerável, já que o casal tem mais uma filha de 19 anos, que ainda não prestou depoimento. Se condenado, a pena é de oito a 15 anos de prisão.
Violência contra crianças e adolescentes – como denunciar?
Para denunciar qualquer caso de violência sexual infantil, é necessário procurar o Conselho Tutelar, delegacias especializadas, autoridades policiais ou ligar para o Disque 100. A Polícia Civil do RS dispõe também dos fones (51) 2131.5700 (para Porto Alegre), 0800 642.6400 e (51) 9.8418.7814 (WhatsApp e Telegram).
Disque 100: mantido pelo Governo Federal, recebe, encaminha e monitora denúncias de violação de direitos humanos. A ligação pode ser feita de telefone fixo ou celular e é gratuita. Funciona 24 horas, mesmos aos finais de semana e feriados. A denúncia pode ser anônima.
Aplicativo “Proteja Brasil”: disponível para smartphones e tablets, o aplicativo gratuito, mantido pelo Governo Federal, recebe denúncias identificadas ou anônimas. Também disponibiliza os contatos dos órgãos de proteção nas principais capitais.
Conselho Tutelar: é o principal órgão de proteção a crianças e adolescentes. Há conselhos tutelares em todas as regiões. A denúncia pode ser feita por telefone ou pessoalmente, e as unidades estão funcionando em horários diferenciados.
Delegacias de Polícia: seguem abertas 24 horas. Tanto as delegacias comuns quanto as especializadas recebem denúncias de violência contra crianças e adolescentes.
Polícia Militar: em caso de emergência, disque 190. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas.
The post Pastor é preso por estuprar as quatro filhas na região metropolitana de Porto Alegre appeared first on Porto Alegre 24 horas.