Trabalhar com eventos de casamento na praia pode ser uma grande oportunidade para quem quer empreender. Este segmento de negócio, que cresce ano após ano (cerca de 20% segundo o IBGE), apresenta cada vez mais inovações e desafios.
Portanto, a capacitação dos profissionais dessa área se tornou fundamental para que possam enfrentar um mercado competitivo e, consequentemente, aumentar sua credibilidade e confiabilidade.
Com o intuito de oferecer formação de qualidade a seus associados para que estes, por sua vez, possam melhor responder à demanda de casamentos na cidade de Ubatuba, a Associação UBAPRACASAR firmou uma parceria inédita com o Sebrae.
Durante quatro terças-feiras consecutivas serão ministrados, pelos especialistas do Sebrae, cursos presenciais totalmente gratuitos que vão tratar de assuntos como: fluxo de caixa, contratação, defesa do consumidor, legislação trabalhista, etc.
“As quatro primeiras apresentações são uma calibragem para ajudar microempresários e fornecedores a ser mais assertivos nas suas ações e decisões, a conduzir o dinheiro do negócio com segurança, evitando perdas e gerando crescimento”, ressalta Jardel Busarello, gerente regional de São José dos Campos, Vale do Paraíba e Litoral Norte do Sebrae.
Capacitação para seu negócio crescer
A indústria do casamento na praia aquece a economia da cidade, gera empregos e movimenta toda a cadeia de turismo de Ubatuba, além de ser um ótimo negócio para quem quer empreender nesse setor.
Todavia, os fornecedores e empresários envolvidos devem estar capacitados para oferecer produtos de qualidade, enfrentar a concorrência e o aumento da procura por esse serviço. O Sebrae já atuou em cidades vizinhas como Ilha Bela, hoje considerada o maior polo de casamentos do Estado de São Paulo.
Por isso, participar de cursos e treinamentos, estar regulamentado dentro da lei é de suma importância para crescer e conseguir atender essa demanda.
“Na informalidade, além do crescimento ser limitado, os fornecedores correm riscos de autuações e multas”, explica Busarello. “Ao se regulamentar perante o Governo, o empresário faz uma melhor gestão do seu negócio: pode emitir notas, contratar funcionários, conseguir com mais facilidade créditos em instituições financeiras para investir e estará sempre respaldado pela lei”, explica.
Uma pesquisa realizada em 2021 pelo Sebrae, com dados da Receita Federal, revelou que o fechamento de empresas nos primeiros anos de vida é muito alto. Apesar do segmento de serviços ter se mostrado o menor índice, ainda representa 26,6% nos cinco primeiros anos.
“Capacitação, estudo das tendências, inserção no mercado digital e busca de parcerias como esta com o Sebrae, demonstra que a Associação está no caminho certo. E é o primeiro e mais importante passo para ter sucesso com uma empresa”, destacou Busarello.
O curso é exclusivamente para os associados, mas quem quiser participar basta se filiar à Associação de Casamentos na Praia, UBAPRACASAR. Todas as informações estão no site da associação: www.ubapracasar.org.br