14/09/2022 às 16h39min - Atualizada em 14/09/2022 às 20h02min

O que se sabe sobre o assassinato da coordenadora do MAB em Porto Alegre

Do Sul21 Débora Moraes, coordenadora do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) em Porto Alegre, foi encontrada morta em sua residência, na Zona Leste da Capital, na última segunda-feira (12). Ela deixa uma filha de 6 anos de idade Confira nossos perfis no Instagram, Twitter e Facebook e tenha acesso a todas nossas notícias. Segundo a...

Porto Alegre 24 Horas
https://poa24horas.com.br/noticias/2022/09/o-que-se-sabe-sobre-o-assassinato-da-coordenadora-do-mab-em-porto-alegre/

Do Sul21

Débora Moraes, coordenadora do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) em Porto Alegre, foi encontrada morta em sua residência, na Zona Leste da Capital, na última segunda-feira (12). Ela deixa uma filha de 6 anos de idade

Confira nossos perfis no Instagram, TwitterFacebook e tenha acesso a todas nossas notícias.

Segundo a 1ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Porto Alegre, o principal suspeito do crime, até o momento, é seu próprio marido. De acordo com a delegada Fernanda Campos Hablich, ele foi preso em flagrante e será indiciado por feminicídio.

“O inquérito policial foi instaurado hoje e as investigações estão sendo feitas. O atual marido da Débora foi preso em flagrante no local do crime, ontem. Após averiguações da Polícia Civil no local, trouxemos o suspeito para a Delegacia da Mulher, averiguamos depoimentos de testemunhas e do local e o autuamos em flagrante”, disse a delegada.

Em artigo publicado no Sul21, o MAB destaca que Débora era uma “mulher jovem, mãe, alegre e aguerrida, que se colocava na linha de frente da luta por justiça. Débora tinha acabado de conquistar o direito ao reassentamento e sequer pode vivenciar sua conquista”, afirma o movimento, destacando a perda de mais uma colega “pela violência do patriarcado”.

“O patriarcado se estrutura como um sistema de dominação das mulheres e se reproduz por meio da violência. Violência que hoje tira a vida da nossa companheira Débora, e que todo dia tira a vida de uma mulher a cada 6 horas e meia, segundo os dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Ou quantas outras mais que não tem suas mortes notificadas?”, questiona o artigo.

Segundo o MAB, Débora foi incansável na luta pelos direitos dos atingidos pela barragem da Lomba do Sabão e sempre esteve à frente do diálogo com os vizinhos e moradores da comunidade sobre os problemas da barragem, tendo sido muito presente na primeira fase do reassentamento das famílias e na intermediação com os órgãos públicos responsáveis.

Um ato em memória de Débora e por justiça será realizado na tarde desta quarta-feira (14), com concentração na Esquina Democrática, no centro da cidade, saindo depois em caminhada até a Assembleia Legislativa.

The post O que se sabe sobre o assassinato da coordenadora do MAB em Porto Alegre appeared first on Porto Alegre 24 horas.



Fonte: https://poa24horas.com.br/noticias/2022/09/o-que-se-sabe-sobre-o-assassinato-da-coordenadora-do-mab-em-porto-alegre/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp