Criada para homenagear os consumidores, no dia 15 de setembro comemora-se o ‘Dia do Cliente’. Datas como essa viabilizam uma chuva de promoções e descontos para engajar aquele que é considerado o melhor amigo de um negócio e movimentar o capital. Mas sabia que algumas ações podem (e devem!) ser implementadas no dia a dia com a intenção de contemplar e beneficiar os clientes a longo prazo? Realizar pesquisas de satisfação e apostar no pós-venda são alguns exemplos.
Atreladas à preservação dos valores, atributos e proposta da marca junto aos stakeholders (internos e externos), essas medidas são importantes para avaliar a expectativa do cliente. “Sabemos que um cliente satisfeito qualifica a reputação e pode ser convertido em recomendação. E o pós-venda ajuda a mensurar esse nível de satisfação. Para isso, pode-se usar indicadores como NPS e pesquisas segmentadas pelos aspectos e etapas do serviço prestado, além do contato direto e pessoal para captar seus sentimento e emoção no momento da compra”, explica Luis Henrique Stockler, CCO da 6place - plataforma de abastecimento digital para o food service.
Especialista em franquias, Stockler pontua ainda - neste âmbito - o franqueado é o gestor mais próximo do cliente no dia-a-dia, por isso é importante que ele esteja alinhado à missão da empresa, a fim de preservar o branding da marca: “Ele é a primeira linha de defesa da organização, é quem tem de ter mais clareza do objetivo do trabalho. No B2B, cuidar das pessoas encarregadas do pós-venda é o primeiro passo para torná-lo mais assertivo e condizente com a missão, a visão e os valores da marca”.
Uma boa e bem planejada comunicação social, rica em estudos de caso, com dados abundantes e informações de causa e efeito valorizam e potencializam o sucesso do pós-venda, tendo em vista que o B2B reflete um público profissional, crítico e mais cético. “Eu diria que cuidar das pessoas, estruturar os processos e ancorar seus sistemas são as três dicas principais para a eficiência do pós-venda e que vão impactar diretamente na fidelização do cliente a curto e médio prazo”, conclui o CCO.
Sobre a 6place: A 6place é uma plataforma digital de abastecimento para redes de franquias de alimentação e food service independentes que buscam melhor eficiência operacional e controle do CMV. Conectando indústria, distribuidores, fornecedores e crédito em um formato de compra 100% digital para o B2B, a plataforma proporciona as melhores experiências físicas de abastecimento e resultados reais para redes de franquias e operadores de food service.