Na última semana, a Comunidade Escolar da Escola Municipal de Educação Infantil Barão do Rio Branco conheceu a nova marca da escola, um desenho feito pela estudante Victória Nadaletti, de três anos, do Maternal I – E.
Ao todo, 400 trabalhos foram avaliados no concurso interno, que teve as inscrições entre 9 e 14 de setembro. Os estudantes desenvolveram as propostas junto com as famílias. Entre 15 e 16 do último mês, cada turma fez a escolha de um representante para avançar para etapa de votação entre professores e funcionários que aconteceu entre 21 e 22 de setembro. A última etapa contou com quatro finalistas e foi avaliada por uma Comissão Avaliadora composta pela secretária de Educação, Verenice Lipsch, pela secretária de Administração, Izabel Ribeiro, pela representante da Secretária de Cultura e Esporte, Aline Santos, pelo representante do COM da EMEI Barão do Rio Branco, Tiago Araldi e pela representante da comunidade erechinense e profissional da área de design, Suzana Funk.
As Escolas Municipais têm marcas próprias para bandeiras e identificação estudantis, que foram também, escolhidas dentro das Comunidades Escolares. A EMEI Barão do Rio Branco foi fundada pelo Decreto 5.137, no dia 10 de fevereiro de 2021, trazendo referência ao local e também ao nome da antiga instituição de Ensino Privado que marcou época e finalizou as atividades no município em 2020.