Estão abertas em Marcelino Ramos as inscrições para agricultores interessados em implantar cisternas em suas propriedades através do programa AVANÇAR do Governo do Estado. O município está firmando convênio com o Governo do Estado para a instalação de reservatórios em propriedades rurais e deve até 3 de novembro definir três beneficiários titulares e cinco suplentes, por meio do Conselho de Agricultura local.
Serão beneficiários das cisternas pequenos produtores pecuários, pessoas físicas, que têm em sua atividade principal a produção leiteira, avicultura, suinocultura e produção de hortifrutigranjeiros, contemplando inclusive assentados da Reforma Agrária, indígenas e quilombolas.
Os beneficiários deverão ter à disposição uma área de telhado para a captação de água das chuvas de, no mínimo, 100 metros quadrados, assim como sistemas de calhas e canos instalados, até o início da execução dos serviços, para direcionar a água até os reservatórios. Serão priorizados produtores que residem em municípios atingidos pela estiagem na safra 2021/2022, com decreto de situação de emergência homologado pelo Estado, ainda que expirado o prazo do respectivo ato de homologação.
Em Marcelino Ramos serão construídas três cisternas com investimento superior a R$ 60 mil. Elas serão importantes em casos de eventuais estiagens. As inscrições poderão ser feitas na EMATER pessoalmente até 03 de novembro.
O projeto faz parte do programa AVANÇAR e tem apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e da EMATER/ASCAR.