O desempenho geral do mês de setembro foi muito superior ao mês anterior, com abertura de 192 empregos com carteira assinada e destaque para a indústria com a criação de 97 postos de trabalho formal; em segundo lugar, aparece o comércio e a geração de 46 empregos; na terceira posição vem a construção civil, com a abertura de 41 novos empregos com carteira assinada; e, também, positivo, na quarta posição, está o setor de serviços com 8 contratações. A agricultura não demitiu nem contratou.
No geral, o município fez 1.618 contratações e 1.426 demissões, ficando com resultado geral positivo de 192 novos empregos com carteira assinada.
O prefeito de Erechim, Paulo Polis, ressalta que a economia de Erechim é formada por 16,5 mil CNPS ativos, o que envolve uma diversidade muito grande de empresas, com a presença de fábricas de biodiesel, balas e chocolates, frigoríficos, viaturas especiais, carrocerias de caminhões, metalúrgicas, micro e pequenas empresas. “A força da nossa economia está na sua capilarização, na multiplicidade”, afirma.