O Open Finance brasileiro é um dos projetos mais ambiciosos do mercado financeiro e tem o potencial para se tornar o mais completo do mundo. A implementação do sistema já trouxe resultados animadores: são mais de 2,7 bilhões de chamadas de API, 6,7 milhões de consentimentos ativos, 150 conglomerados participantes e 600 pessoas contribuindo diariamente com o ecossistema aberto. Mas mesmo assim, ainda vemos uma certa resistência de muitas instituições financeiras.
Do lado do consumidor, o que se observa é também uma adesão ainda na fase de Early Adopters (público que costuma aderir às novidades antes do resto da população), com algumas ressalvas em relação à segurança de todo o processo. Além disso, uma pesquisa recente da Mastercard revelou que apenas 52% do público acredita que esta novidade trará benefícios aos seus serviços bancários. Apesar desses dados, o brasileiro já não vive mais sem o Pix, que superou TED e DOC em valores movimentados.
Temos alguns desafios para evolução do ecossistema aberto: dentre eles, destacam-se o aprimoramento de uma série de aspectos técnicos das fases que já foram lançadas, a implementação das fases previstas que ainda não foram iniciadas e a construção da estrutura de governança definitiva, com participação plural e equilibrada dos diferentes segmentos.
O Open Finance tem o potencial de transformar o mercado financeiro nacional. Os números de chamadas semanais e de consentimentos ativos são um forte indicativo dessa possibilidade. Por ser a primeira infraestrutura de compartilhamento de dados no Brasil, também deve ser a referência para outros segmentos, como já é o caso do Open Insurance. Ainda, ao se considerar o número de instituições participantes, a abrangência de seu escopo e a velocidade de sua implementação, o Open Finance do Brasil tem tudo para se tornar um importante paradigma mundial.
A compreensão dessa realidade deve não só elevar a percepção da responsabilidade daqueles envolvidos na implementação e na consolidação do Open Finance, como servir como um estímulo adicional para a manutenção do engajamento e da persecução dos objetivos transformacionais desse projeto.