Manifestantes favoráveis ao presidente Jair Bolsonaro (PL) realizaram na noite deste domingo (30) diferentes protestos em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul após o candidato perder a disputa à reeleição, vencida pelo ex-presidente Lula (PT).
Em Erechim, há movimentação de manifestantes na BR-153, próxima à empresa Olfar. Segundo as informações de pessoas que se deslocam pela rodovia, há bloqueios registrados. o trânsito na ERS-135 também encontra-se afetado pelas manifestações.
Relatos encaminhados por ouvintes da Tchê Erechim dão conta de que pneus foram queimados em sinal de protesto em frente ao Posto Lando.
Na BR-116, grupos de pessoas se reúnem na altura de duas cidades: em Vacaria, no km 40, e em São Leopoldo, no km 245. Neste ponto do município do Vale do Sinos, os manifestantes começaram a se dispersar por volta das 3h. O bloqueio, que era total, virou parcial com estreitamento de pista na altura da ponte do Sinos no sentido Capital-Interior. Rumo à Capital, o trecho foi liberado por volta das 4h.
Na BR-470, na altura do km 225, no ponto conhecido como Posto do Avião, em Garibaldi, na Serra, os dois sentidos da rodovia estão com fluxo bloqueado por manifestantes. Há veículos em ambas as pistas interrompendo a passagem. Equipes da PRF e do Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra (CRPO-Serra) estão no local e negociam a liberação do tráfego.
Outro bloqueio ocorreu no entroncamento da BR-285 com a RS-342, em Ijuí. Mais um ponto de manifestação é o km 157 da BR-158, em Panambi. Foram registradas queimas de pneus no local, mas a via não havia sido obstruída pelos cerca de 50 manifestantes que estavam no local. Há registro de bloqueio também na BR-153, no km 53, em Erechim.
Pelo menos quatro pontos de protesto são registrados na BR-101. Há também manifestações na BR-470.
Um dos atos, realizado na Grande Florianópolis, provocou 3,5 quilômetros de trânsito na BR-101, sentido Sul. O ato ocorreu próximo ao km 216,3, na região de Palhoça.