09/11/2022 às 21h45min - Atualizada em 09/11/2022 às 21h45min
Cidades Excelentes: Erechim é a primeira colocada no Rio Grande do Sul
Município recebeu Prêmio Band Cidades Excelentes vencendo em quatro pilares, Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
Prefeitura de Erechim - Comunicação
Prefeitura de Erechim - Comunicação Serviços públicos de qualidade, educação que promove cidadania, administração pública eficiente, que tem como foco investir em áreas prioritárias e, além disso, atrair investimentos privados para fomentar a geração de riqueza, com sustentabilidade. Enfim, gestão pública que trabalha com eficiência para atender as necessidades da população. Essas são algumas das características das Cidades Excelentes e Erechim está entre elas, sendo a primeira no Rio Grande do Sul, segundo o Prêmio Band Cidades Excelentes, iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação e Instituto Aquila.
Erechim ficou em 1o lugar geral no Rio Grande do Sul, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, sendo vencedor estadual em quatro pilares, Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. E, ainda, finalista em Saúde e Bem-Estar.
Segundo o conceito de Cidades Excelentes, “a excelência na gestão pública municipal acontece quando a prefeitura entrega resultados de destaque a partir do menor custo e dos recursos disponíveis, servindo como referência de boas práticas para as demais cidades”. Assim, “tais ações se refletem na eficácia e eficiência dos serviços prestados e, consequentemente, na qualidade de vida da população”.
A cidade excelente, segundo estes conceitos, deve estar em equilíbrio para promover serviços eficientes à população e isso é o que se denomina de Ciclo Virtuoso de Desenvolvimento Humano que envolve os pilares centrais: 1) Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; 2) Educação; 3) Saúde e Bem-Estar; 4) Infraestrutura e Mobilidade; 5) Sustentabilidade; 6) Desenvolvimento Socioeconômico e ordem Pública.