Maior operador logístico das exportações e importações brasileiras, os Correios participam, por mais um ano, do 41º Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex), realizado nos dias 17 e 18 de novembro, em formato virtual. Com o tema “Comércio exterior: base para a retomada econômica”, autoridades públicas e especialistas em comércio internacional debatem a melhoria da infraestrutura logística das exportações, a abertura de novos mercados e a inserção das pequenas e médias empresas no mercado internacional.
Na abertura do evento, realizada nesta manhã, o presidente dos Correios, Floriano Peixoto, destacou o apoio da estatal ao comércio exterior e a importância da logística internacional para a retomada econômica. "Fomos o primeiro correio do mundo a atuar como operador logístico do comércio exterior. Por meio da inovadora solução Exporta Fácil, temos apoiado empresários brasileiros a exportar seus produtos, nos incumbindo também das medidas burocráticas", explicou o dirigente.
Nesta sexta-feira (18), o superintendente-executivo de gestão de produtos dos Correios, Washington Davi de Almeida Alves, participará do painel “Propostas para reduzir o custo da logística de transporte no comércio exterior”. Entre outras estratégias, o executivo abordará como empresas exportadoras poderão diminuir custos por meio da terceirização dos serviços aduaneiros e de logística.