08/12/2021 às 18h18min - Atualizada em 09/12/2021 às 00h00min

Unimed Ribeirão Preto faz campanha de prevenção contra infarto

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
A Unimed Ribeirão Preto faz um alerta, através de campanhas internas e em suas redes sociais, dos perigos de doenças cardiovasculares, entre elas, o infarto agudo do miocárdio. A campanha destaca que a prevenção é o melhor caminho para evitar a doença que ocorre quando há obstrução ao fluxo sanguíneo para o coração. Sem sangue, o tecido perde oxigênio e morre.  No Brasil, só em 2021, mais de 370 mil pessoas morreram de doenças cardiovasculares, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia. São mais de 1.100 mortes por dia, cerca de 46 por hora.

“Precisamos parar de fabricar doenças como o infarto e o AVC”, destaca a médica cardiologista, Juliana Gentil, que também é coordenadora do serviço de clínica médica da Unidade de Trauma e Emergência do Hospital Unimed Ribeirão Preto. Segundo ela, é possível evitar doenças cardiovasculares com rotinas simples e diárias como praticar atividade física, evitar cigarro e o consumo abusivo de bebidas alcoólicas, ter uma alimentação saudável e, principalmente, manter consultas médicas regulares para acompanhar o estado da saúde cardiovascular. “Controlar alguns números do nosso organismo como a pressão arterial, a glicemia, o colesterol e o índice de massa corpórea, faz toda a diferença. Por isso, é tão importante um acompanhamento médico constante e preventivo”, explica.

Os maus hábitos de vida, como tabagismo, sedentarismo, estresse, excesso de bebidas alcoólicas, além de casos de hipertensão arterial, diabetes, alterações renais, colesterol alto, obesidade e uso de anabolizantes constantes apresentam fatores de risco para a doença.

A cardiologista faz um alerta: a importância da atenção aos primeiros sintomas de um infarto e a busca por um atendimento médico o mais rápido possível. “Dor no peito que piora no esforço físico ou em situações de estresse, dor ou desconforto no peito associada à dormência ou formigamento no braço esquerdo, palidez, suor frio, dificuldade para respirar e/ou respiração rápida - são os principais sintomas da doença”, explica Juliana Gentil.

O Hospital Unimed Ribeirão Preto conta com médicos cardiologistas em plantão 24 horas, enfermeiros especializados nos protocolos, além de equipe intervencionista especialista para um atendimento ágil e tratamento adequado nos casos de infarto. “É muito importante a prevenção e a procura por um pronto atendimento urgente aos primeiros sinais de um infarto”, esclarece a médica.

Sobre a Unimed Ribeirão Preto
Referência em saúde para Ribeirão Preto e região, a Unimed oferece aos seus clientes a melhor opção de qualidade de vida, com ética e uma visão humanizada. Fundada em 1971, a Unimed Ribeirão Preto conta com mais de 1.000 médicos e possui serviços próprios para atendimento aos seus mais de 156 mil clientes: Hospital Unimed, Unimed 24 Horas, Laboratório, Centro de Diagnóstico por Imagem, Farmácia, Núcleo de Atenção à Saúde (NAS), Espaço Viver Bem, Departamento de Saúde Ocupacional (DSO) e Centro de Reabilitação, além de ampla estrutura de hospitais credenciados, prontos-atendimentos, laboratórios e ambulâncias, garantindo qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnósticos.

Sobre o Hospital Unimed Ribeirão Preto
Inaugurado em 2016, o Hospital Unimed Ribeirão Preto, voltado para alta complexidade, trouxe para a cidade 140 leitos clínicos e de UTI, com nove salas cirúrgicas equipadas com a mais alta tecnologia para atendimentos complexos.

Com foco total no paciente, o Hospital Unimed Ribeirão Preto conta com estrutura de excelência e uma equipe multiprofissional pautada pelos mais modernos protocolos assistenciais, prezando pela humanização no atendimento, com segurança e eficiência.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp