O cultivo do solo no período de inverno é uma excelente alternativa de renda que recebe incentivo por meio de políticas públicas e instituições de fomento e apoio técnico.
Enquanto a colheita acontece muitos agricultores de Ipiranga do Sul já deram início ao plantio da safra de verão. No município o programa Máquina Certa Plantar e Colher, auxilia os produtores neste período especial de plantio e colheita. Para isso, a Secretaria da Agricultura está investindo em novas aquisições de implementos agrícolas a exemplo do novo distribuidor orgânico que chegou ao município nesta semana. O secretário da Agricultura, Erlon Amauri Baruffi, destaca o trabalho e empenho dos produtores na construção das lavouras.
De acordo com o chefe da Emater-Ascar-RS, Bruno Utermoehl, a colheita da cevada está praticamente finalizada e alcançou uma média de 60 sacas por hectare. Já a safra do trigo está 50% concluída e registra uma média de 70 sacas por hectare. “Há agricultores comentando que alcançaram 90 sacas por hectares. É um resultado surpreendente”, diz o chefe da Emater.