. Cerca de 65% das pessoas sofrem com algum tipo de dor lombar
· Até 84%, em algum momento da vida, têm este tipo de problema
· Estes percentuais podem representar até 11,9% da população global
· Um mapa da epidemiologia da prevalência da dor mostra que: de 30 a 70% é pós-operatória; 90% emergência (PS); 55 a 85% é decorrente de câncer; 30 a 90%, de AIDS; 18 a 90% é lombalgia em trabalhadores adultos; e até 80% em idosos institucionalizados.
A dor lombar acomete um grande número de pessoas; enquanto cerca de 60% busca um diagnóstico e algum tipo de tratamento, outro tanto segue sem tentar resolver, uma vez que especialistas afirmam que não é possível fazer um diagnóstico específico sobre suas causas em 90 a 95% dos casos, já que este tipo de dor tem causas multifatoriais.
Entre elas pode-se mencionar fatores sociodemográficos, como idade, sexo, renda ou escolaridade; estado de saúde em geral; estilo de vida ou de comportamento, incluindo tabagismo, alimentação e sedentarismo; ocupação que obrigue a trabalho físico pesado ou movimentos repetitivos, entre outras causas. Alguns estudos relacionados ao assunto mostram, porém, que nos países em que a demanda física do trabalho é menos intensa, há uma prevalência de dor lombar duas vezes maior em comparação a países de baixa renda, onde há maior exigências físicas no trabalho. Ou seja, o sedentarismo pode ser apontado como um fator de maior impacto na ocorrência de dor lombar, do que o trabalho físico intenso.
Além do incômodo do ponto de vista pessoal, a dor lombar é responsável por altos índices de absenteísmo e incapacidade de trabalho, o que acaba gerando um alto custo nos sistemas de saúde, principalmente em países mais desenvolvidos.
Um fator a mais neste quadro é o perfil da população brasileira nos últimos anos, que representam fatores de risco para ocorrência de dores lombares: há um aumento no número de idosos, que chegam a 7,4% do total do número de habitantes e também um aumento de hábitos sedentários na população adulta, o que se traduz em mudanças na composição corporal, como sobrepeso e obesidade.
A BUSCA DO CONFORTO
O “descanso de qualidade” é grande foco de dois irmãos, Danny e Gisele Sapiro, que assumiram em 1997, a Theva, uma fábrica de colchões pertencente à família. Hoje a empresa é uma marca conhecida em todo o território nacional, com mais de 1.500 itens em seu portfólio, todos voltados ao conforto, identidade e valor.
“Pesquisamos produtos como colchões, travesseiros e acessórios diferenciados em diversos países como Dinamarca, Bélgica, França e China. Aplicamos este conhecimento em nossa empresa e refinamos produtos modernos, infundimos espumas exclusivas com materiais naturais e conseguimos assim melhorar os recursos e a usabilidade dos artigos para conforto”, contam. Entre estes artigos, eles destacam a Almofada Lombar e os travesseiros Memogel, que utilizam uma tecnologia que une a espuma viscoelástica com partículas de gel.
AMENIZANDO AS DORES
A Theva possui uma vasta linha de almofadas que podem auxiliar muito no alívio de dores em geral, particularmente as dores lombares, corrigindo a postura e podem ser, inclusive, utilizadas nos ambientes de trabalho, reduzindo a incapacidade e o absenteísmo em função deste tipo de problema.
Estas são as categorias de almofadas da Theva
· Assento: feitas com espumas especiais que proporcionam conforto e bem-estar ao sentar. Facilitam as boas práticas posturais, aliviam a pressão em áreas sensíveis e trazem mais conforto para quem fica muito tempo sentado.
Tipos: Oval com Orifício, Cóccix, de Látex para Assento Bioelastic, Suporte Terapêutico Comfortgel e Quadrada
· Encosto – feitas com espumas especiais que proporcionam conforto e bem-estar ao encostar, facilitam as boas práticas posturais, aliviando pressão em áreas sensíveis, trazendo mais conforto para quem fica muito tempo sentado.
Tipos: Super Seat, Suporte Terapêutico Posicionador Lombar, Triangular, Big e Sapo
· Suporte Terapêutico Antivarizes, Suporte Terapêutico Antirrefluxo Adulto - feitas com espumas especiais que proporcionam conforto e bem-estar, facilitam boas práticas posturais, aliviam pressão em áreas sensíveis e sintomas causados pelo refluxo. Destinadas para pessoas com problemas de refluxo, varizes, entre outros.
Para mais informações e indicação de lojas mais próximas acesse: www.theva.com.br
Para empresas e lojistas que estiverem interessadas em realizar a compra corporativa para seus funcionários ou showroom, basta preencher o formulário através do link https://www.theva.com.br/fale-conosco/