A paulista Beth Gomes, 57, bateu o recorde mundial no arremesso de peso durante o Desafio CPB de atletismo, que ocorre no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, desde quinta-feira, 1º, até sábado, 3. Nesta sexta-feira, 2, ela arremessou para 8,77 m e superou sua própria marca de 8,45 m, alcançada no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo, no último mês de maio, também na capital paulista.
Já no lançamento de disco, a atleta atingiu a marca de 17,32 m. A distância é 30 cm menor em relação ao recorde mundial da classe F52 (cadeirantes), que pertence à própria paulista. Nos Jogos de Tóquio 2020, ela lançou para 17,62 m.
Beth é uma dos 269 competidores inscritos no Desafio CPB, evento que tem como objetivo possibilitar que os atletas licenciados e com classificação internacional obtenham marcas para o ranking mundial. Outros medalhistas de Tóquio também estiveram no Desafio, como Ricardo Mendonça, bronze nos 200 m T37, e Julyana da Silva, bronze no lançamento de disco F57.