Várias ações são realizadas pela Secretaria de Finanças de Ipiranga do Sul que vão para além da tributação e cobrança de taxas. Dentre elas, destacam-se os programas de Educação Fiscal desenvolvidos com estudantes, professores e comunidade que tratam de um conjunto de ações educativas que tem como objetivo possibilitar a compreensão da função socioeconômica dos tributos, e como eles podem ser usados em benefício à sociedade.
Entre as ações desenvolvidas, no dia 18 de novembro, na Escola Dom João Becker foram realizadas explanações pelo secretário de Finanças, Dinamar Rogério Folle, para estudantes do 8° Ano, sobre os tipos de impostos: ICMS, IPTU, IPVA, IPI e Imposto de Renda. Além de debate sobre os temas Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha.
No dia 24 de novembro, os professores que integram o Programa de Educação Fiscal do município participaram do 1º Seminário Regional de Educação Fiscal: boas práticas em Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha, realizado em Constantina/RS. Estiveram presentes as professoras Joselaine Bertan, Simone Toniazzo e Luciane Ambrosini, juntamente com o assessor de Educação Fiscal Paulo Sanches.
Para o secretário Folle todas as ações contribuem para o exercício da cidadania pois incentivam para que todo cidadão exerça o seu papel na sociedade. “Ao solicitar as notas fiscais cada um contribui para que os tributos arrecadados retornem ao município se sejam revertidos em favor da população”, destaca o secretário Folle.