Foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (12), a Operação Consortium com o objetivo de desmantelar uma das maiores organizações criminosas voltada ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
Conforme informações da Secretaria de Segurança Pública, durante dois anos de investigação foram constatadas operações envolvendo os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Os criminosos burlam o sistema financeiro fazendo pagamentos através de laranjas, bem como ocultavam veículos de luxo, empresas de fachada e dissimulação em contratos sociais, usando contas bancárias de empresários/operadores financeiros para branqueamento de capitais.
O grupo criminoso é responsável pelo maior esquema logístico de distribuição de maconha do RS, transportando de 2 a 3 toneladas de maconha por quinzena de países produtores à região metropolitana de Porto Alegre.
Os traficantes, atuando a nível de atacado, agiam em várias cidades do RS, com conexões também em Santa Catarina e Paraná na parte logística e lavagem de capitais. O total movimentado pelos núcleos criminosos pode chegar a 104 milhões de reais, com 93 investigados.
A Operação tem apoio da Secretaria de Operações Integradas/SEOPI/Ministério da Justiça e Segurança Pública, Susepe, Brigada Militar e Polícias Civis de Santa Catarina e Paraná.