Responsáveis pela capitalização de quase 3 trilhões de dólares em 2021, as criptomoedas deixaram de ser um ativo restrito apenas a um público de investidores institucionais. Esse sistema de pagamento digital independe de bancos para realizar transações e tem se popularizado a cada dia.
Apesar de ter sido um ano mais difícil - neste fim de ano o registro foi de 900 bilhões de dólares capitalizados, representando uma queda de 62,19% em comparação ao ano anterior. Apesar de números aparentemente desanimadores, especialistas alertam que não é o momento de vender esses ativos. “Pelo contrário, é o momento de comprar”, explica Caio Antonio, CEO e CTO da 2nd Market, um ecossistema que tem como missão introduzir o uso de moedas digitais no dia a dia dos brasileiros.
O executivo dá 5 dicas para investir em cripto em 2023:
1 – Invista apenas o que você pode perder
Assim como qualquer investimento de alto risco, com as criptomoedas não é diferente, é preciso ter cuidado, afinal, ao colocar o seu dinheiro é possível obter expressivos ganhos, assim como perdas. O percentual da carteira a ser investido em cripto dependerá do perfil de cada investidor.
2 – Busque informações
Antes de colocar o seu dinheiro em qualquer investimento, busque se informar melhor onde você pretende entrar. Procure entender quais as possibilidades de ganhos e as chances de riscos. Analise as criptomoedas como se fossem uma empresa.
3 – Comece pela Bitcoin ou Ethereum
Começar entrando em moedas novas ou pouco conhecidas tentando ganhar dinheiro rápido não é uma boa opção para iniciantes. O ideal é começar a carteira com as criptomoedas de maior capitalização de mercado, como Bitcoin e Ethereum, que são as mais seguras, além de serem as melhores cotadas entre todas.
4 – Pense no longo prazo
Se você tiver uma mentalidade de retorno em curto prazo ao investir em criptoativos, então o cripto não é o caminho ideal para você. Pode demorar muitos anos para o investimento em criptomoedas apresentar algum retorno financeiro. O investidor precisa entender que haverá oscilações no meio do caminho, mas ao avaliar o potencial de ganho no longo prazo e definir uma estratégia, você vai conseguir manter a calma em meio a essas oscilações.
5 – Mantenha-se atualizado sobre o universo dos criptoativos
Estude o mercado, procure sempre se manter atualizado com as notícias relacionadas aos criptos. Busque ouvir especialistas, investidores e profissionais do mercado. Além de serem totalmente diferentes dos investimentos tradicionais, há uma infinidade de criptomoedas e tokens surgindo a cada momento, então se manter informado é essencial.
Sobre o 2nd Market
A 2nd Market é um ecossistema que tem como missão introduzir o uso de moedas digitais no dia a dia do brasileiro. Por meio de suas empresas, a 2nd Market visa oferecer novas soluções para problemas comuns no mercado de criptomoedas. O Bank.ai é um banco de criptoativos que integra uma conta bancária, uma carteira e um cartão de débito. A Bra.ex é uma exchange CeFi, que oferece um ambiente de negociação. A Tokem.aim é uma empresa de tecnologia capaz de desenvolver os mais diversos projetos em web3. E, por fim, a Cust.on é uma empresa que atende investidores institucionais que buscam uma custódia segura de suas criptomoedas.