Por meio de denúncia do próprio filho, uma mulher de 52 anos foi resgatada de uma situação de violência doméstica em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, na última terça-feira (20). De acordo com a Brigada Militar (BM), ela foi vítima de diversos tipos de violência praticados pelo esposo durante 35 anos.
O único filho do casal, de 34 anos, acionou a polícia e relatou o caso. Uma guarnição da BM foi até a residência onde a mulher morava, na localidade de Arroio do Tigre, zona rural do município, para verificar a situação. Ela, então, relatou que o marido cometia abusos sexuais e fazia ameaças de morte desde o início da relação. Além disso, o homem raramente permitia que ela saísse de casa, obrigava a mulher a realizar trabalhos pesados na lavoura para ele e também aos vizinhos e não pagava pelos serviços.
Em uma das situações relatadas, a vítima disse que precisou ir ao dentista na cidade a pé porque o esposo se negou a levá-la de moto. O percurso durou cerca de 5 horas entre ida e volta. Segundo a mulher, o veículo teria sido comprado com o dinheiro de uma herança que ela recebeu. Para ter carona, a vítima teria que pagar R$ 10, conforme os relatos. A mulher também contou que o marido cortava o cabelo dela para evitar que ela tivesse contato com outras pessoas.
O homem também expulsou o filho de casa quando ele completou 18 anos. Um parente que recebeu orientação da Patrulha Maria da Penha, da BM, sobre violência em zonas rurais alertou o rapaz sobre o caso da mãe. Foi quando ele decidiu procurar as autoridades policiais para tentar resgatá-la.
A Polícia Civil vai investigar o caso e já realizou conversas com parentes e vizinhos. O homem responde em liberdade por ameaça. Já a mulher receberá atendimento psicológico. Ela foi morar na casa do filho.
Disque 180 para denunciar casos de violência doméstica e familiar. O anonimato é garantido. (BG News)
The post Mulher é resgatada após passar 35 anos sofrendo abusos no RS appeared first on Porto Alegre 24 horas.