23/12/2022 às 09h41min - Atualizada em 26/12/2022 às 00h01min

No mundo dos negócios, Big Data pode valer US$ 77 bilhões até 2023

Tecnologia auxilia na transformação digital das empresas e poderia suprimir na redução de custos

SALA DA NOTÍCIA Redação

São Paulo, dezembro de 2022 - O Big Data é uma tecnologia que consegue otimizar o desenvolvimento de uma companhia e auxiliar na transformação digital dos negócios. É capaz de transformar a forma com que as organizações coletam dados e informações a respeito de seus clientes para transformá-las em oportunidades. A importância do Big Data é tão grande que o mercado em volta desse conceito poderá atingir cerca de US$77 bilhões até 2023, de acordo com pesquisa da Entrepreneur. 

“Com o Big Data, as empresas conseguem melhorar  as operações e oferecer dados que permitam uma atuação mais estratégica e personalizada ao cliente. Entretanto, é necessário saber coletar, processar, visualizar e analisar os dados para transformá-los em inteligência de negócio”, explica Alexandre Zanetti, CEO de Datum TI.

Se bem utilizado, o Big Data permite que uma empresa possa adquirir vantagem competitiva frente as que não o utilizam, potencializando o crescimento e adquirindo novos clientes, uma vez que é possível otimizar processos e reduzir custos, prever cenários futuros e planejar como a marca irá se posicionar frente ao mercado competitivo. 

“Ela permite ainda maior compreensão sobre o perfil dos consumidores, ajuda a identificar tendências de mercado e a monitorar concorrentes. Por isso, quem não utiliza, certamente ficará atrás dos concorrentes que já passaram a adotar esta ferramenta. A Datum TI possui expertise no tema e implementou soluções de Big Data em nuvem utilizando a plataforma Microsoft Azure, com o objetivo de acelerar a extração, transformação e carregamento de dados massivos, estruturados e não estruturados, para plataformas de negócio de alguns dos seus clientes. Todas essas ações trazem maior eficiência nos diagnósticos, no trânsito das informações e otimização na tomada de decisão”, analisa Zanetti.

Com a expansão do tráfego da web e o surgimento das redes sociais, os dados ganharam mais volume e começaram a ser utilizados para otimizar diferentes áreas de uma empresa. Desde 1980, a cada dia que passa, mais de 2,5 exabytes são criados e esse número praticamente dobra a cada 3 anos.

Origem do Big Data

Nos anos 2000, o Data & Analytics Strategy, Doug Laney, criou uma nova abordagem para o conceito de Big Data, considerado o mais popular e utilizado até hoje. Ele separou a ideia em 5 V’s, sendo eles: volume (quantidade de dados obtidos pela empresa), velocidade (dados transmitidos, armazenados e baixados rapidamente), variedade (diferentes tipos tipos e formatos de dados), valor (informações que agregam e são relevantes ao negócio) e vínculo (qualidade dos dados que permite um caminho integrado e confiável). 

No entanto, a origem do Big Data foi nos anos 60 e 70, quando os primeiros data centers e banco de dados relacionais surgiram. Porém, apenas em 2005 que os dados gerados pelos usuários, através de Facebook e Youtube, começaram a ganhar destaque. 

 

Sobre a Datum TI

Com cerca de 300 colaboradores, a Datum TI é um dos principais players do mercado de TI do país e está há 23 anos no mercado. Um dos seus objetivos é impactar o mercado global de TI com inovação, tecnologia e gestão de times ágeis. A empresa atua também no desenvolvimento de software, de plataformas e aplicativos mobile, outsourcing de profissionais altamente capacitados e consultoria em TI. Lidera mais de 80 projetos ativos por mês e possui mais de 40 clientes ativos. Entre os clientes, estão Arezzo, C&A, Lojas Marisa, Magalu, Banco Original, Santander, Vale, entre outros.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp