10/01/2023 às 12h19min - Atualizada em 10/01/2023 às 12h19min

Município de Jacutinga decreta estado de emergência

Considerando que a ausência de chuvas nos últimos meses, desencadeou um agravante quadro de estiagem, causando danos ambientais, pela escassez e redução hídrica, baixa umidade do ar, aumento no número de queimadas e incêndios vegetais, prejuízos econômicos públicos e privados, principalmente nos setor da agricultura e pecuária, com perdas nas culturas de milho, soja, frutas e na atividade pecuária leiteira e de bovinos de corte, que são as principais fontes de economia do município.

 

O Prefeito Beto Bordin se reuniu com a equipe da Secretaria de Agricultura, da Emater/Ascar, da Defesa Civil, para definir ações que visam minimizar os impactos causados pela seca e com as informações em mãos foi através do Decreto nº 4.420/2023 declara situação de emergência no município de Jacutinga devido a estiagem que assola a região. Participaram também do ato de assinatura do Decreto a Presidente da Câmara Débora Ogliari e o vereador Márcio Sommer. 

 

Conforme relatos dos produtores rurais e técnicos ouvidos nos últimos dias a estiagem se repete pelo terceiro ano consecutivo, causando significativas perdas na produtividade e atraso no início do ciclo produtivo com aumento nos custos de produção. 

 

O quadro demonstrativo das perdas indica um prejuízo financeiro que supera 30 milhões de reais até o momento, sendo 50% na produção de milho, 10% na produção de soja e 30% na produção leiteira, aproximadamente. As situações mais graves devem-se a dificuldade com o fornecimento de alimentos aos animais, pastagem e milho, o que interfere na produção de leite. 

 

Conforme o Prefeito Municipal: “A administração municipal ampliou os benefícios para a produção de silagem e conta com sua equipe atenta para auxiliar no que for possível.” Informou ainda que amanhã, dia 11 de janeiro, estará no município uma equipe da Defesa Civil do Estado para fazer as vistorias das área danificadas pela estiagem.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp