08/03/2022 às 15h15min - Atualizada em 09/03/2022 às 02h50min

Para celebrar o Dia Internacional das Mulheres, BASF celebra o protagonismo feminino no agro

Conheça histórias de mulheres da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF na América Latina

SALA DA NOTÍCIA Roberta Silveira
divulgação BASF
Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, a BASF reforça seu compromisso com a equidade de gênero no mundo corporativo e na sociedade. A Divisão de Soluções para Agricultura celebra a data com a valorização do protagonismo da mulher e convida os homens para serem apoiadores do legado feminino no agro e reconhecerem que o tema de equidade de gênero é de grande importância para todos(as).

Silvia, Juliana, Nora, Claudia e Ana são exemplos de profissionais da BASF que dedicam esforços para o desenvolvimento do agronegócio, cada uma em sua região. A empresa valoriza a autenticidade e o protagonismo de suas profissionais que contribuem para a construção de uma organização de alta performance.

No Paraguai, Nora Huber Scholz atua como Desenvolvedora Técnica de Mercado Sênior de Soluções para Agricultura da BASF. Ela é filha de agricultores. Do contato diário com o agro veio o objetivo de ser engenheira agrônoma. “Mulher na agricultura é sinônimo de inclusão e diversidade, sem dúvida”. Nora acredita que dedicação é a principal característica das mulheres do agro e que faz toda a diferença no resultado final.

A brasileira Silvia Panzuto, gerente de Planejamento Demanda América Latina de Soluções para Agricultura da BASF, conta que pelo agronegócio ser “historicamente gerido por homens, ter as mulheres figurando em cargos importantes é a reflexão do novo mundo”. Como parte do processo de empoderamento feminino, ela explica que as mulheres ainda estão encontrando a sua voz para serem cada vez mais assertivas em suas atividades.

Outra brasileira, Juliana Cristina Buosi Andrade que é gerente de Território de Vendas de Soluções para Agricultura da BASF, fala que “as mulheres estão se mostrando muito preparadas para assumir as mesmas posições dos homens”. Segundo a profissional, a BASF tem o olhar voltado para a busca da diversidade e que “isso nos desafia a pensar de forma diferente e mudar o status quo”.

No Perú, Claudia Lissette Avalos, analista de Acesso a Mercado Sênior de Soluções para Agricultura da BASF, aprendeu o amor pela agro desde criança, quando ajudava os avós a cuidarem da horta caseira. "As mulheres são sinônimo de força, porque enfrentam com determinação e coragem os desafios”.  Claudia acredita que as mulheres são essenciais para o futuro da agricultura e para um mundo sem fome e pobreza.

Ana Miledys Geronimo, gerente Go To Market de Soluções para Agricultura da BASF na República Dominicana é mais uma protagonista do agro. Ela foi a primeira mulher a exercer esta função relacionada com vendas na companhia na região da América Central. “A equipe local foi um grande apoio para acelerar a adaptação e a curva de aprendizado. Senti responsabilidade e compromisso em promover a chegada de mais mulheres ao time”, conta. E complementa: “temos que acreditar em nossas capacidades”.

A companhia acredita que times diversos, operando em um ambiente inclusivo e equitativo, em uma cultura de abertura e respeito, trazem interações de maior valor, geram inovação e soluções diferenciadas. Atualmente, a empresa possui 33% das posições de liderança ocupadas por mulheres na América do Sul, o que reforça que a promoção da inclusão e valorização da diversidade fazem parte da estratégia da empresa.

A Head Latam Recursos Humanos de Soluções para Agricultura da BASF, Juliana Justi, conta que a visão estratégica para Inclusão, Diversidade e Equidade é “acreditar em uma organização diversa onde as pessoas se sintam confiantes em serem elas mesmas, ampliando nossas possibilidades de adicionar valor para o indivíduo, cliente e sociedade”. Ela defende a importância de equipes cada vez mais diversas e a importância dos homens na luta pela equidade de gênero atuando como apoiadores de iniciativas.

“O agro sempre foi um universo mais masculino, por isso trabalhamos com diversas iniciativas para atração,  aceleração de carreira, desenvolvimento de nossas mulheres, já que a diversidade é fundamental para atingirmos uma organização de alta performance”, afirma Justi.

“Acredito que somente com o desenvolvimento de todos os colaboradores (ras)  podemos construir um ambiente inclusivo e por isso uma iniciativa, deste ano, é a capacitação de 100% dos(as) colaboradores(as) sobre Inclusão, Diversidade e Equidade” completa a Head do RH.

#BreakTheBias
Pensando no impacto social que o Dia Internacional das Mulheres possui, a BASF aderiu a Campanha #BreakTheBias (#QuebrandoPreconceitos), uma ação inspirada e derivada da proposta do IWD 2022 , em que as pessoas são convidadas a cruzarem os braços e postarem uma foto nas redes sociais em sinal de apoio e solidariedade às mulheres que já encontraram desafios em sua jornada profissional apenas por serem mulheres. É uma declaração simbólica de aliança em relação a quebra de preconceitos, vieses e estereótipos em relação às mulheres.    

Além disso, a empresa irá promover no dia 10 de março, às 16h, um webinar, online, com o intuito de trazer mulheres e homens para uma roda de conversa sobre o tema “Quebra de Preconceitos”. O evento será aberto ao público e contará com a participação da Flavia Bittencourt, LAM Managing Director.

Práticas de Diversidade e Inclusão
A BASF conta com grupos de afinidade formados por colaboradores(a) voluntários(as), engajados(as) em criar entendimento sobre os desafios e oportunidades de inclusão para grupos historicamente sub-representados.

Entre os grupos está o Women in BASF (WIB), focado na equidade de gênero e que se baseia em três pilares: desenvolvimento de carreira, liderança e promoção e retenção de mulheres. A companhia tem desenvolvido por meio do WIB ações de empoderamento, desenvolvimento, equilíbrio entre vida profissional e pessoal, dentre outras.

Formado em 2016, o WIB tem atuação na companhia em todo o mundo e, na América do Sul, tem como objetivo contribuir para que as mulheres sejam representadas proporcionalmente e tenha as mesmas oportunidades de desenvolvimento na empresa, considerando suas características e singularidades.


Serviço

Webinar: Roda de Conversa #QuebrandoPreconceito
Data: 10 de março
Horário: 16:00
Link: https://broadcaster-audience.mediaplatform.com/#/event/62210fcf8fa8ce02fc02c0f5

Sobre a Divisão de Soluções para Agricultura da BASF
A agricultura é fundamental para fornecer alimentos saudáveis e acessíveis suficientes para uma população em rápido crescimento, ao mesmo tempo em que reduz os impactos ambientais. Ao trabalhar com parceiros e profissionais agrícolas enquanto integra critérios de sustentabilidade em todas as decisões de negócios, nós ajudamos os agricultores a criarem impactos positivos na agricultura sustentável. É por este motivo que investimos em uma sólida estrutura de R&D, combinando ideias inovadoras e ações práticas no campo. Nosso portfólio inclui sementes e traits especificamente selecionados, soluções químicas e biológicas de proteção de cultivos, soluções para o manejo do solo, saúde vegetal, controle de pragas e ferramentas digitais. Com equipes especializadas em laboratório, campo, escritório e produção, nos esforçamos para encontrar o equilíbrio certo para o sucesso – para agricultores, para a agricultura e para as futuras gerações. Em 2021, nossa divisão gerou vendas de €8.2 bilhões. Para mais informações, visite www.agriculture.basf.com ou qualquer um de nossos canais nas redes sociais.

Sobre a BASF
Na BASF, criamos química para um futuro sustentável. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Mais de 111.000 colaboradores do Grupo BASF contribuem para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo. Nosso portfólio está organizado em seis segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Cuidados e Soluções Agrícolas. A BASF gerou vendas de € 78,6 bilhões em 2021. As ações da BASF estão listadas na Bolsa de Valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Mais informações em www.basf.com.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp