25/01/2023 às 17h54min - Atualizada em 26/01/2023 às 00h00min
Leopard 2 e M1 Abrams: conheça os tanques de batalha modernos que Alemanha e EUA enviarão para a Ucrânia
Com esses novos veículos, a Ucrânia poderá assumir uma estratégia mais ofensiva, dizem especialistas.
G1
https://g1.globo.com/mundo/ucrania-russia/noticia/2023/01/25/leopard-2-e-m1-abrams-conheca-os-tanques-de-batalha-modernos-que-alemanha-e-eua-enviarao-para-a-ucrania.ghtml
Com esses novos veículos, a Ucrânia poderá assumir uma estratégia mais ofensiva, dizem especialistas. Tanques Leopard 2 (esquerda), da Alemanha, e M1 Abrams (direita), dos Estados Unidos durante treinamentos da Otan na Lituânia, em 2022 e 2021 respectivamente
Ints Kalnins/Reuters
O Leopard 2, da Alemanha, e o M1 Abrams, dos Estados Unidos, fazem parte de uma categoria de blindados conhecida como tanque de batalha principal. Os dois modelos possuem características muito parecidas. Veja no quadro abaixo:
Para o especialista em defesa do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, Yohann Michel, a disponibilização desses tanques mais modernos para as tropas ucranianas pode virar o jogo, fazendo a Ucrânia sair de uma posição de defesa, para assumir uma estratégia mais ofensiva contra a Rússia.
O tempo de treinamento e a logística para a entrega desses novos veículos são dois fatores que pesam a favor do Leopard 2.
O diretor do museu Panzer na Alemanha, Ralf Raths, acredita que os operadores de tanque ucranianos mais experientes poderiam aprender a usar o Leopard 2 com um treinamento mais enxuto, apenas com o essencial.
A operação do M1 Abrams é mais complexa e o treinamento pode levar meses apenas para aprender o básico. Os Estados Unidos disseram que o envio de seus tanques é uma estratégia de defesa de longo prazo, não um recurso para ser usado imediatamente na guerra.
O combustível também é outra questão a ser considerada. O Leopard 2 é abastecido com diesel comum, já o M1 Abrams usa principalmente combustível de aviação, que é menos acessível.
O calibre do canhão principal dos dois veículos seguem o padrão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) de 120 mm. Isso significa que é mais fácil para outros países ajudarem a Ucrânia com munição. Os tanques usados atualmente pelas tropas ucranianas usam munição de 125 mm.
Leia também:
Estados Unidos vão enviar 31 tanques Abrams para a Ucrânia
Envio de tanques americanos é uma 'provocação', diz Rússia
Tanques modernos podem fazer a Ucrânia sair da defensiva
EUA anunciam enviam de 31 tanques de guerra para a Ucrânia
Veja abaixo mais imagens do M1 Abrams e do Leopard 2:
O tanque Abrams M1A2 é visto em operação durante um exercício militar liderado pelos EUA na Geórgia em 18 de maio de 2016
REUTERS/David Mdzinarishvili
Tanque M1A1 Abrams do Exército dos EUA dispara durante o exercício militar da Otan na Letônia em 26 de março de 2021
Ints Kalnins/Reuters
Tanques M1 Abrams e outros veículos blindados são vistos em pátio ferroviário em foto de 2 de julho de 2019
REUTERS/Leah Millis
Tanque de batalha Leopard 2 durante treinamento em Munster, na Alemanha, em 28 de setembro de 2011
Michael Sohn/AP
Tanque de batalha Leopard 2 durante treinamento em Munster, na Alemanha em 25 de setembro de 2023
Philipp Schulze/dpa via AP
Tanque Leopard 2 dispara durante exercício militar na Letônia em 29 de setembro de 2022
REUTERS/Ints Kalnins
Fonte: https://g1.globo.com/mundo/ucrania-russia/noticia/2023/01/25/leopard-2-e-m1-abrams-conheca-os-tanques-de-batalha-modernos-que-alemanha-e-eua-enviarao-para-a-ucrania.ghtml