14/03/2022 às 16h15min - Atualizada em 15/03/2022 às 00h01min

Dia do Consumidor: Saiba como se defender de golpes em compras online

Felipe Piris, líder da Confi, que monitora vendas do comércio eletrônico e evita fraudes, mostra formas de se proteger

SALA DA NOTÍCIA Loures Consultoria
Adobe Stock

A cada ano aumenta o número de compras online no Brasil e, com isso, as possibilidades de golpes digitais também crescem. O app Confi, que monitora vendas no e-commerce, evita fraudes e é gratuito, já investigou mais de 6,8 mil transações suspeitas desde 2019 que totalizam mais de R$ 8 milhões. 
 

Com o app, os consumidores são avisados de todas as compras realizadas com seu CPF e podem acionar o botão “Não Fui Eu” quando notificados sobre transações suspeitas ou desconhecidas. O app Confi envia a solicitação do consumidor para análise em sistema antifraude, que verifica a procedência dos pedidos suspeitos e na sequência os orienta sobre os próximos passos.

Visando ampliar a segurança durante as compras online, Felipe Piris, líder da Confi, separou dicas de como se proteger no ambiente digital durante as promoções do Dia do Consumidor, que é celebrada nesta terça-feira (15/03), com orientações de quem já aprovou mais de 4,9 milhões de pedidos de forma segura desde 2019.


1. Escolha sites com segurança de navegação

O especialista afirma que o ideal é comprar em sites que tenham sistemas de segurança durante a navegação. Uma das ferramentas que aumentam a segurança contra golpes é o HTTPS, que garante maior proteção na transmissão dos dados. “Antes de incluir dados pessoais e financeiros, é necessário verificar se há o símbolo de um cadeado próximo à URL do site. Ele indica que a página é segura”, explica Piris.


2. Não clique em links ou sites desconhecidos

Uma das formas mais comuns de cair em golpes online é comprando em sites duvidosos e abrindo links desconhecidos na Internet. Felipe comenta que invasores se utilizam desse método para roubar os dados dos consumidores. “Ao ser notificado por propagandas, é fundamental não abrir links estranhos, e sim se certificar da autenticidade diretamente no site oficial da loja”, diz o líder da Confi. 


3. Utilize cartões temporários

O uso de cartões temporários pode ser uma solução eficaz para adquirir mais segurança no e-commerce. Felipe Piris analisa que eles expiram em pouco tempo e impedem que golpistas os clonem e os utilizem indevidamente. “Ao fazer compras online, evite deixar os dados financeiros salvos no site e acompanhe todas as transações aprovadas nos cartões de crédito”, orienta.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp