17/02/2023 às 15h15min - Atualizada em 18/02/2023 às 00h03min

Mulher é morta a facadas enquanto dormia na região metropolitana de Porto Alegre

Mais um caso de feminicídio foi registrado no Rio Grande do Sul. Uma mulher foi assassinada enquanto dormia em sua casa, no bairro Stela Maris, em Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A vítima, identificada como Débora Rosana Marques da Silva, 33 anos, foi esfaqueada. O crime ocorreu na madrugada desta sexta-feira (17). O...

Porto Alegre 24 Horas
https://poa24horas.com.br/destaques/2023/02/mulher-e-morta-a-facadas-enquanto-dormia-na-regiao-metropolitana-de-porto-alegre/

Mais um caso de feminicídio foi registrado no Rio Grande do Sul. Uma mulher foi assassinada enquanto dormia em sua casa, no bairro Stela Maris, em Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A vítima, identificada como Débora Rosana Marques da Silva, 33 anos, foi esfaqueada. O crime ocorreu na madrugada desta sexta-feira (17). O ex-namorado dela, de 30 anos, foi preso em flagrante. Segundo informações, ele teria cometido o crime porque não aceitava o fim do relacionamento.

Débora e o suspeito, que não teve nome divulgado, se relacionaram por seis meses, mas estavam separados havia dois meses. Aos policiais, testemunhas relataram que o homem tentava reatar o relacionamento com a ex desde o fim da relação. Na noite de quinta-feira (16), o homem teria ido até a casa onde Débora morava com a irmã e o cunhado, no Beco do Bibi, afirmando que queria conversar.

Ainda conforme relato de testemunhas, os dois teriam consumido bebida alcoólica e, por tal razão, o homem alegou que não tinha condições de voltar dirigindo. Ele, então, foi autorizado a dormir dentro do carro, estacionado no pátio da casa. Por volta das 3h30min, ele teria invadido a casa pela janela, ido até o quarto onde a mulher dormia e a esfaqueado até a morte.

Débora foi atingida por vários golpes que acertaram mãos, braços e abdômen. O autor do crime foi preso em flagrante. A polícia solicitou a prisão preventiva. O homem já tinha antecedente criminal por violência doméstica, em um relacionamento anterior, e chegou a ser preso em 2020.

Débora não tinha registrado nenhuma ocorrência ou pedido medida protetiva contra ele. Testemunhas relataram aos policiais que, dias atrás, em uma das tentativas de reatar a relação, ele teria ameaçado a vítima, mas não foi feito registro de ocorrência.

Como denunciar violência doméstica

Os casos de violência doméstica que viram processos no Poder Judiciário começam em diferentes canais do sistema de justiça, como delegacias de polícia (comuns e voltadas à defesa da mulher), disque-denúncia, promotorias e defensorias públicas.

Disque 180
O Disque-Denúncia foi criado pela Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM). A denúncia é anônima e gratuita, disponível 24 horas, em todo o país. Os casos recebidos pela central são encaminhados ao Ministério Público.

Disque 100
O serviço pode ser considerado como “pronto socorro” dos direitos humanos pois atende também graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes, possibilitando o flagrante. O Disque 100 funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.

As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel (celular), bastando discar 100.

Polícia Militar (190)
A vítima ou a testemunha pode procurar uma delegacia comum, onde deve ter prioridade no atendimento ou mesmo pedir ajuda por meio do telefone 190. Nesse caso, vai uma viatura da Polícia Militar até o local. Havendo flagrante da ameaça ou agressão, o homem é levado à delegacia, registra-se a ocorrência, ouve-se a vítima e as testemunhas. Na audiência de custódia, o juiz decide se ele ficará preso ou será posto em liberdade.

Delegacia da Mulher
Um levantamento feito pelo portal Gênero e Número, mostra que existem apenas 21 delegacias especializadas no atendimento às mulheres com funcionamento 24 horas em todo o país. Dessas, só São Paulo e Rio de Janeiro possuem delegacias fora das capitais.

The post Mulher é morta a facadas enquanto dormia na região metropolitana de Porto Alegre appeared first on Porto Alegre 24 horas.



Fonte: https://poa24horas.com.br/destaques/2023/02/mulher-e-morta-a-facadas-enquanto-dormia-na-regiao-metropolitana-de-porto-alegre/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp