16/03/2022 às 10h59min - Atualizada em 16/03/2022 às 14h10min

Anestésicos locais representam eficaz solução para procedimentos básicos em equinos

Anestesia local ajuda em pequenas intervenções

SALA DA NOTÍCIA Fernanda de Souza Martins
Pequenas fraturas ou problemas nos dentes e nos cascos são relativamente comuns em equinos. Para garantir o bem-estar dos animais, esses processos têm sido manejados com a utilização de anestesias locais, explica o médico veterinário Thales Vechiato, gerente de produtos para grandes animais da Syntec do Brasil.
“O procedimento envolve o bloqueio da condução nervosa. Para isso, a anestesia local é aliada importante na rápida recuperação dos cavalos submetidos a intervenções cirúrgicas de pequeno porte, que são bastante recorrentes, dada a exposição dos equinos a diversos ambientes”, afirma Vechiato. “E o rápido restabelecimento do animal, com saúde e bem-estar, é essencial para uma atividade que reúne mais de 5,5 milhões de animais e movimenta mais de R$ 16 bilhões por ano.”
Para essas pequenas intervenções clínicas em equinos, uma das formas mais comuns é utilizar a anestesia local por meio do chamado bloqueio perineural. "Essa técnica auxilia o médico veterinário a localizar a região do provável foco de dor e claudicação, problema geralmente causado por baixo fluxo sanguíneo. Alcançando o local com mais facilidade, o profissional consegue agilizar o atendimento para que o animal sofra o mínimo possível”, comenta o gerente da Syntec.
Uma das grandes vantagens dos anestésicos locais é o seu efeito reversível. Após o uso, há recuperação completa da função nervosa sem que se evidencie dano estrutural nas células ou fibras nervosas. "Os anestésicos locais nos auxiliam em casos de pequenas intervenções, quando o equino precisa passar por um atendimento um pouco mais invasivo, mas que pode ser feito na própria fazenda”, salienta Thales Vechiato.
O especialista da Syntec alerta, contudo, que apenas um médico veterinário pode avaliar e decidir sobre o melhor tratamento para cada tipo de problema. “Os medicamentos anestésicos só podem ser administrados por veterinários. Esses profissionais são habilitados para realizar intervenções cirúrgicas, o que é imprescindível para garantir a qualidade de vida dos equinos.”
Para auxiliar na garantia do bem-estar dos cavalos – sejam eles atletas ou de lida ­–, a Syntec disponibiliza no mercado brasileiro Anestt, anestésico local injetável à base de cloridrato de lidocaína e bitartarato de epinefrina. Esses ingredientes ativos atuam no bloqueio e na condução nervosa, causando vasoconstrição na área de aplicação, o que oferece maior tempo de efeito anestésico, beneficiando a segurança dos procedimentos cirúrgicos.
Sobre a Syntec – A Syntec é uma indústria de produtos para saúde animal 100% brasileira, com foco em medicamentos e suplementos veterinários de alta complexidade. Seu portfólio é amplo, incluindo terapêuticos, especialidades, produtos para higiene e saúde, suplementos e, agora, vacinas animais. Para mais informações acesse: www.syntec.com.br
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp