08/03/2023 às 21h55min - Atualizada em 09/03/2023 às 06h02min

Filho “04” de Bolsonaro, Jair Renan ganha cargo em gabinete de senador do PL

Filho "04" de Bolsonaro, Jair Renan ganha cargo em gabinete de senador do PL - Jornal O Sul

Jornal O Sul
https://www.osul.com.br/filho-04-de-bolsonaro-jair-renan-ganha-cargo-em-gabinete-de-senador-do-pl/

O senador bolsonarista Jorge Seif (PL-SC) nomeou, para um cargo de Auxiliar Parlamentar Pleno no seu gabinete, Jair Renan Valle Bolsonaro, filho “04” do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A nomeação foi publicada no “Diário Oficial da União” dessa quarta-feira (8).

De acordo com o Senado, um cargo desse tipo tem remuneração de R$ 7,6 mil – valor líquido (após descontos) somado o auxílio-alimentação.

Nas redes sociais, Jair Renan se apresenta como empresário, gamer, influenciador digital e estudante de Direito. Ele é irmão, por parte de pai, do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). O filho 04 do ex-presidente completa 25 anos em 2023.

Investigação encerrada

Jair Renan é filho do segundo casamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, com a advogada Ana Cristina Valle.

Em 2021, o filho “04” de Bolsonaro foi alvo de uma investigação da Polícia Federal, que apurou suposto tráfico de influência e lavagem de dinheiro.

Durante a gestão de seu pai, o jovem esteve envolvido em uma investigação sobre possível favorecimento a um grupo empresarial que buscava uma audiência junto ao governo federal.

Segundo a acusação, Jair Renan teria atuado para abrir as portas do governo federal para empresários em troca da captação de doações para a montagem de uma sala comercial. Um desses episódios envolve a doação de um carro avaliado em R$ 90 mil a um amigo do filho do ex-presidente.

A Polícia Federal, porém, concluiu o inquérito e disse não ver indícios de crimes por parte de Jair Renan e dos empresários envolvidos na investigação, sem encontrar indícios de crime.

Jorge Seif

No Senado, Jair Renan vai trabalhar para Jorge Seif – que foi secretário de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura no governo Jair Bolsonaro e, nas eleições de 2022, eleito senador.

Quando era secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif deu, em 2019, uma declaração que gerou repercussão.

Seif afirmou, durante uma transmissão ao vivo ao lado do então presidente Jair Bolsonaro, que “o peixe é um bicho inteligente: quando ele vê uma manta de óleo, ele foge, tem medo. Então você pode consumir seu peixinho sem problema nenhum, lagosta, camarão, tudo. É perfeitamente seguro”.

À época, um derramamento de óleo havia ocorrido no litoral do Nordeste e o então secretário sustentava que os peixes podiam ser consumidos pois não teriam sido contaminados. Especialistas alertam para potencial cancerígeno de algumas substâncias presentes no petróleo. A exposição ao benzeno, tolueno e xileno poderia provocar doenças no sistema nervoso central.



Fonte: https://www.osul.com.br/filho-04-de-bolsonaro-jair-renan-ganha-cargo-em-gabinete-de-senador-do-pl/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp