21/03/2022 às 17h29min - Atualizada em 22/03/2022 às 16h00min

COR Inteligência Empresarial lança Compliance de Programa de Integridade para o Selo “Mais Integridade” do Ministério de Agricultura

Empresas do Agro que possuam o selo abrem novas possibilidades do mercado em razão de sua sustentabilidade e boas práticas.

SALA DA NOTÍCIA Sandro Schmitz dos Santos
COR Inteligência Empresarial
COR Inteligência Empresarial
Nesta sexta-feira, 18 de março de 2022, a COR Inteligência Empresarial lançou seu programa de validação dos programas de integridade desenvolvidos pelas empresas ou cooperativas do agronegócio nacional que desejem se habilitar para o recebimento do “Selo mais Integridade” concedido pelo Ministério da Agricultura. O referido selo visa destacar as empresas ou cooperativas do agronegócio que: “reconhecidamente, desenvolvam boas práticas de integridade, ética, responsabilidade social e sustentabilidade ambiental...”, conforme previsto na portaria que regulamento o selo neste ano.

A habilitação das empresas ou cooperativas se iniciou no dia 07 de março e ficam abertas até o dia 03 de junho de 2022 junto ao Ministério da Agricultura. A aquisição do selo pela empresa reconhece que a mesma possui um sólido programa de integridade, o que se constitui em um forte diferencial para o mercado, tanto interno quanto externo. Cristiano de Oliveira Rocha, Presidente da COR Inteligência Empresarial destaca que: “Muitas empresas tem por hábito avaliar o custo de um Programa de Integridade em termos financeiros, mas desconsideram o enorme ativo intangível que a mesma adquire, pois transmite ao seu público, seja empresarial ou clientes, a mensagem de seu real comprometimento com a ética e boas práticas negociais, o que implica na conformidade com a legislação pátria e de países com que negocie, a garantia da sustentabilidade ambiental, e, o respeito aos Direitos Humanos”.

O processo de validação externa destes programas garante a empresa uma maior transparência em relação a seu programa de integridade, pois ao realizar o compliance junto a empresa irão ser analisados todas as informações necessárias para a habilitação da empresa, e, quando for o caso indicado as modificações e melhorias para o Programa, o que qualifica ainda mais a empresa sob auditoria externa. Sandro Schmitz dos Santos, Presidente da Austral Consultoria & Investimentos, Analista de Compliance afirma: “A realização de uma validação do Programa de Integridade por especialista externo garante maior transparência, e, a certeza de que as correções irão ser realizadas no prazo desejado. O auditor externo possui maior independência, tendo em vista a subordinação existente entre a empresa e seus profissionais internos, assim sendo reforça o comprometimento da empresa com seu Programa de Integridade”. É fundamental compreender que um Programa de Integridade demanda o real comprometimento da alta direção, e, que sua implementação resulta na valorização de seu produto junto ao mercado consumidor.

Em relação aos custos para a validação Cristiano Rocha afirma: “Sabemos que as empresas do agro possuem os mais diversos tamanhos, em virtude desse fato o custo para elas irá ser calculado em relação ao seu porte de fato, pois ficaria inviável estabelecer uma tabela genérica, pois ao final iríamos inviabilizar a realização de nosso trabalho a muitas empresas. Não é possível tratar a agroindústria familiar de pequeno e médio porte com excelentes práticas de integridade com o grande exportador do agro. Nessa situação a realidade se impõe e iremos estar atentos as necessidades de cada cliente individual”.

Todavia, devido aos prazos definidos em regulamento pelo Ministério da Agricultura, definimos como prazo máximo para iniciarmos os processos de compliance junto a esses Programas de Integridade a data de 10 de maio de 2022. Isso se deve a necessidade de verificação e validação das exigências feita pelo regulamento, e, caso necessário e possível, efetuar as devidas correções no mesmo para habilitação junto ao Ministério. Para quem desejar maiores informações, entrar em contato com Cristiano Oliveira Rocha pelo fone: [51] 9 9993.9517, ou contatar Sandro Schmitz dos Santos pelo fone: [51] 9 8153.1750 ou pelo e-mail: [email protected]

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp