11/03/2023 às 18h56min - Atualizada em 12/03/2023 às 00h02min

Agricultura Familiar bate recorde de vendas na 23ª Expodireto Cotrijal em Não Me Toque

Agricultura Familiar bate recorde de vendas na 23ª Expodireto Cotrijal em Não Me Toque - Jornal O Sul

Jornal O Sul - RS
https://www.osul.com.br/agricultura-familiar-bate-recorde-de-vendas-na-23a-expodireto-cotrijal-em-nao-me-toque/

O Pavilhão da Agricultura Familiar da 23ª Expodireto Cotrijal registrou um recorde histórico de vendas. Durante os cinco dias de feira, foram comercializados R$ 2.576.034,45 em produtos, mais do que em qualquer outra edição da Expodireto. Em relação ao ano passado, quando as vendas chegaram a R$ 1,7 milhão, o número alcançado na atual edição representa um crescimento de 53%.

O evento de encerramento ocorreu na sexta-feira e contou com a presença do vice-governador Gabriel Souza e dos secretários de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, e de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo.

Gabriel lembrou que o sucesso da feira deve ser comemorado ainda mais, já que os agricultores enfrentaram dificuldades pelo terceiro ano seguido na produção. “Eu vim no último dia e parece que é o primeiro. Estamos fazendo a maior Expodireto da história e no meio da terceira safra consecutiva com problemas de estiagem”, pontuou.

O vice-governador lembrou que 40% da economia gaúcha é garantido pelo setor primário e que os investimentos para contornar os problemas da falta de água estão acontecendo. “A pequena agricultura é um grande empreendedorismo. Estamos investindo em programas para minimizar os efeitos da seca. Precisamos dar atenção à abertura de microaçudes e à perfuração de poços artesianos a fim de obtermos reservação da água. Para podermos implementar a irrigação, precisamos antes ter água disponível”, disse Gabriel.

Santini corroborou a relevância da agricultura familiar: “Esse pavilhão é um sucesso na Expodireto porque representa o quanto esse setor é produtivo e importante para o crescimento e o desenvolvimento do nosso Estado”. E destacou a cooperação com as demais entidades que fizeram parte da construção do espaço: “Esse resultado é a representação da transversalidade que há nas nossas instituições. Trabalhamos juntos com as demais secretarias e com as entidades parceiras. Foram 40 dias de muita dedicação para construir esse espaço, que é um retrato da agropecuária do nosso Estado”.

O Pavilhão da Agricultura Familiar da Expodireto Cotrijal contou com o maior número de expositores da história do evento: 230 provenientes de 132 municípios, incluindo agroindústrias, artesanato, artesanato indígena e flores e plantas.

Também participaram do encerramento o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Carlos Joel da Silva, o diretor-presidente da Emater-RS, Christian Lemos, e representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetaf-RS), Isaías Wastchuk, e de parceiros que ajudaram na composição do espaço.



Fonte: https://www.osul.com.br/agricultura-familiar-bate-recorde-de-vendas-na-23a-expodireto-cotrijal-em-nao-me-toque/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp