24/03/2022 às 17h22min - Atualizada em 25/03/2022 às 00h00min

Troca de estações causam problemas no sistema otorrinolaringo?

Saiba quais cuidados você pode ter para evitar reações alérgicas com a chegada do outono

SALA DA NOTÍCIA Vero Lettera Comunicação

Alterações climáticas durante o dia com quedas de temperatura e aumento da poluição, contribuem para que o organismo humano seja mais susceptível à vírus, inflamações e alergias. “As mudanças de estação podem trazer substâncias alérgicas que despertam alergias sazonais nos indivíduos, apresentando diferentes reações”, explica a otorrinolaringologista Rita de Cássia.

Com a chegada do outono neste mês, a Dra. Rita nos dá algumas dicas de cuidados necessários para evitar as reações alérgicas.

1. Lave cobertores e casacos

Com o friozinho começando a aparecer, é comum que esses itens saiam do fundo do armário e passem a ser usados. Esse momento requer grande atenção dos alérgicos, portanto, é fundamental investir na boa higienização das peças para evitar o contato com ácaros, poeira e até fungos acumulados.

2. Evite poeira dentro de casa

Para evitar o acúmulo de poeira e ácaros, mantenha uma rotina de limpeza em casa. Isso evita a irritação nasal, e diminui as possíveis reações alérgicas. Outra dica é manter o ambiente sempre arejado.

3. Evite o uso de alguns tecidos

Você sabia que o organismo dos alérgicos tem alguns tecidos como inimigos? Por isso, é preciso evitar o uso de certas roupas no outono, como lãs, veludos e sintéticos. Prefira sempre tecidos como o algodão, capazes de aquecer sem agredir o organismo.

4. Tenha uma boa alimentação

Além de manter uma vida saudável, ingerir bons alimentos é uma das recomendações para aqueles que buscam se prevenir das alergias durante o outono. Adote uma dieta balanceada, rica em sais minerais, proteínas e vitaminas. “Assim, o organismo pode ter forças para se mante protegido contra a ação dos alérgenos”, explica. Além disso, mesmo com as temperaturas mais amenas, o consumo de água deve ser intenso, deixando o corpo hidratado e saudável.

Rita de Cássia Cassou Guimarães (CRM 9009)

Otorrinolaringologista, otoneurologista, mestre em clínica cirúrgica pela UFPR

Telefones: (41) 3225-1665 ou (41) 9216-9009

Blog: http://canaldoouvido.blogspot.com 

Email: [email protected] 

Endereço: Rua Fernando Simas, n° 705. Bairro: Mercês. O consultório fica no quarto andar, nas salas 41 e 42. Curitiba, P


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp