24/03/2022 às 17h20min - Atualizada em 25/03/2022 às 00h01min

5 dicas para quem está começando em finanças

Entenda alguns itens básicos da área que podem facilitar quem quer iniciar na área

SALA DA NOTÍCIA Vero Lettera Comunicação

O consultor financeiro Marcelo Costa fala que já quebrou muito a cabeça desde que resolveu iniciar na carreira de gestão financeira. “Sempre tive um objetivo muito claro:  um dia me tornar consultor. A jornada é interessante, mas nada fácil”, diz.

Ele conta que tem coisas que gostaria de saber antes de começar, são elas:

Aprenda a usar o excel e BI

Parece besteira, mas não é, acredite. “Me lembro de uma entrevista de emprego em uma grande empresa eu havia feito diversos cursos de Excel e acreditava mandar muito bem, mas não foi bem assim. Não entendi o raciocínio por trás da questão e acabei mesmo tendo muito conhecimento não sendo aprovado”, relembra Marcelo.

Então somente as fórmulas não vão te ajudar quando você precisa entender o raciocínio do indicador que precisa, então busque vivencias e confeccionar relatórios financeiros simples inicialmente, para depois partir para planilhas e dashboards complexas, o ÓTIMO é inimigo do BOM.

A empresa existe para dar lucro

Fazer o seu trabalho bem feito irá ajudar nisso, mas você não vai se destacar cumprindo tarefas somente, precisa manter o seu foco e visão no lucro da empresa. Se todos na organização pensassem assim, não haveria limites para o crescimento do negócio.

Sua hora de brilhar brilhe se não for observe e aprenda

“Tive diversas discussões com meus chefes e lideres por achar que eu estava certo e acreditar que não podia levar desaforo pra casa sabe como?

Olha isso não ajuda em nada, brilhe na hora que deve brilhar ou seja faça primeiro oque foi contratado para fazer”, exemplifica.

Aos poucos você ganhará o respeito e confiança que merece dentro da empresa.

“Esteja atento aos mais velhos e seu comportamento, como diz no livro sagrado. ‘Retenha o que é bom’. Aprenda e observe ser impetuoso é bom ser cauteloso é sábio e não tenha medo de arriscar mas conquiste primeiro as pessoas por sua competência”, aconselha.

Busque mentores

Aprender com os mais velhos é importante, e mais importante aprender com os que tiveram sucesso. Em resumo, busque experiências bem sucedidas e aplique no seu trabalho.

Paciência não é esperar que algo aconteça

 Faça todos os cursos, leia todos os livros e use o Youtube para se desenvolver. “Na minha época, a internet para se conectar podia levar a noite toda e ter acesso a informação era definitivamente para poucos”, conta Marcelo.

Hoje temos muita informação disponível, mas também precisamos filtrar e tomar cuidado para não cair em um limbo de procrastinação aonde perdemos tempo e em alta velocidade.

Serviço: Marcelo Costa - Consultor Financeiro de Pequenas empresas e familiar

Administrador, pós graduado em gestão financeira, empresário e consultor a mais de 10 anos.

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/marcelocostabarbosa/

Instagram: @falafinanceiro

Tik-tok: @falafinanceiro

(41)-99973-8315 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp