25/03/2022 às 09h37min - Atualizada em 25/03/2022 às 15h30min

Eficaz para a saúde humana, penicilina também é essencial para a pecuária de corte e leite

SALA DA NOTÍCIA Beatriz Priscila Pedrini
Por Antônio Coutinho, gerente de produtos para animais de produção da Vetoquinol Saúde Animal.

Durante experimento realizado com bactérias no final da década de 1920, o médico escocês Alexander Fleming descobriu, acidentalmente, o primeiro antibiótico que se tem registro na história: a penicilina. Esse avanço científico foi testado com sucesso em pacientes na década de 1940 e revolucionou o tratamento de diversas doenças no mundo inteiro. O resultado é eficaz até hoje, evitando milhares de mortes.

Tão essencial para a vida humana, as penicilinas – que com o avanço da ciência se tornaram um grupo, que inclui, por exemplo, a benzilpenicilina – também são importantes soluções para tratar animais de produção acometidos por enfermidades causadas por bactérias – como pneumonias, diarreias e ferimentos diversos (causados por cirurgias, castração e descorna, entre outros). Esses problemas são extremamente comuns na pecuária brasileira.

As enfermidades bovinas causadas por bactérias podem prejudicar o bem-estar do animal e impactar diretamente na produtividade, resultando em prejuízos à cadeia da produção de carne e de leite. Nesse cenário, a solução mais eficaz para os produtores rurais é investir em medicamentos de ação rápida, com ingredientes ativos e de eficiência comprovada, como a penicilina. Está aí um item indispensável da farmácia da fazenda.

Afinal, qualquer descuido com a saúde dos bovinos pode ter alto custo para o pecuarista, pois para cada dia de tratamento se perde 1 dia de produção – com perdas tanto em ganho de peso (caso da pecuária de corte) quanto em produção de leite (vacas leiteiras). A diarreia, por exemplo, é fator de atenção frequente especialmente em bezerros, pois pode retardar o seu desenvolvimento. Em situações mais severas, este problema pode causar até mesmo a morte dos animais jovens.

A benzilpenicilina, especificamente, tem se mostrado altamente eficiente no combate a infecções em bovinos. Quando combinada com diidroestreptomicina, outro ingrediente ativo de ação antibiótica, e com piroxicam micronizado, que tem função anti-inflamatória, o tratamento alcança elevado nível de excelência no combate a bactérias gram-positivas e gram-negativas, contribuindo para a lucratividade e eficiência produtiva da fazenda. Esta combinação está presente Penjet® Plus, desenvolvido pela Vetoquinol Saúde Animal, uma das 10 maiores indústrias veterinárias do mundo. Com dois anos de validade garantida, o medicamento não necessita de geladeira e pode ser armazenado com segurança em qualquer propriedade rural do Brasil, item indispensável em todas as farmácias de fazenda.

Mais do que isso, essa combinação inovadora de dois antibióticos e um anti-inflamatório oferece ação sinérgica contra as bactérias, permitindo um ágil efeito curativo e ajudando no tratamento de ferimentos, diarreias e pneumonias. Tudo isso ajuda o produtor a garantir o bem-estar dos animais em sua propriedade. E, garantindo a saúde do rebanho, ele terá produção de carne e leite de melhor qualidade, o que resulta em garantia na segurança alimentar. Adicionalmente, a associação de antibióticos com anti-inflamatórios facilita o manejo e reduz os custos de mão-de-obra.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp