O governo do Estado transferiu, nesta terça-feira (21), a gestão do Hospital Regional do Vale do Rio Pardo, em Rio Pardo, ao Hospital Ana Nery, de Santa Cruz do Sul. Com a participação do governador Eduardo Leite, a assinatura do contrato encaminha uma solução para o hospital, que passou a fazer parte do Estado em dezembro de 2022. O ato foi realizado no auditório central da Afubra, no Parque da Expoagro, em Rio Pardo.
“Estamos na vida pública pra fazer as pessoas mais felizes. Passo a passo, damos a nossa contribuição nesse sentido” disse o governador. “As entregas na saúde geram muito orgulho ao governo, porque sabemos o quanto essa área toca a vida das pessoas. É fundamental que possamos seguir avançando.”
Selecionado pela Secretaria da Saúde (SES) para a gestão, o Hospital Ana Nery assume por 180 dias uma unidade de média complexidade importante para o Vale do Rio Pardo, atendendo a uma população de 145 mil pessoas em 13 municípios. A gestão pelo Ana Nery, de Santa Cruz do Sul, reforça a regionalização da saúde.
Hospital Ana Nery
O contrato prevê a transferência de recursos de R$ 14.909.187,12 para o novo gestor. O Hospital Ana Nery será responsável pelo gerenciamento da estrutura física e de pessoal e pela prestação de serviços, viabilizando o funcionamento da instituição e garantindo o atendimento à população.
A instituição conta com 209 profissionais e 101 leitos, divididos entre cuidados intermediários (4), cirurgia geral (23), clínica geral (29), saúde mental (5), obstetrícia cirúrgica (8) e clínica (10), psiquiatria (15) e pediatria (7). Todos são destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Em maio de 2020, depois da intervenção do Poder Judiciário, o governo do Estado assumiu a gestão, através do Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS). Em dezembro de 2022, o Hospital Regional do Vale do Rio Pardo passou a ser parte do Estado, com a cessão da estrutura física e da capacidade instalada pelo município de Rio Pardo e Irmandade de Caridade do Senhor Bom Jesus dos Passos, antigos gestores, para a SES.
A secretária da Saúde, Arita Bergmann, ressaltou que o conhecimento de gestão por parte do corpo técnico do hospital dá confiança de que o atendimento será cada vez melhor.
“Temos esperança de que o Hospital Regional do Vale do Rio Pardo será o hospital que nós desejamos, porque a população desta região precisa de atendimento de qualidade e resolutivo”, ressaltou a secretária. “E a nossa esperança cresce, porque, mesmo com todas as dificuldades, sabemos do zelo e da excelência em gestão que o Hospital Ana Nery tem.”