27/03/2023 às 12h46min - Atualizada em 27/03/2023 às 16h00min

Pós- pandemia: Com o retorno dos shows, os conectores voltam aos palcos

Por Fred Morgenstern

SALA DA NOTÍCIA Letícia Gasparini
Agência Image 360
NEUTRIK/ REAN

Ser humano é se divertir. É uma necessidade, não um luxo. E, com as questões da pandemia um pouco mais controladas, os eventos ao vivo estão de volta. As turnês de shows estão caindo na estrada, em alguns casos após uma ausência de pouco mais de dois anos. Locais que vão desde auditórios e galpões até a Broadway e estádios estão lotados. O público e os artistas comemoram o retorno com certo grau de normalidade. Do mesmo modo, o equipamento de palco, incluindo um conjunto complexo de conectores de áudio de precisão, e que significam uma parte crítica da experiência musical, também retornam aos palcos.


 

 


Isso porque, em um show, enquanto os microfones captam os sons dos instrumentos e vocalistas, os conectores de áudio de precisão também desempenham um papel importante. Por convenção, os conectores XLR machos de 3 polos (desenvolvidos pela Cannon na década de 1950) são classificados de modo que as saídas masculinas se conectem às entradas femininas. Dessa forma, uma saída de microfone XLR macho se conecta a uma extremidade de cabo XLR fêmea. Na outra extremidade do cabo, um conector de cabo XLR macho se conecta à entrada XLR fêmea de um console de mixagem ou de uma caixa de palco intermediária. Esse fluxo de sinal macho-fêmea permite que os cabos sejam encadeados diretamente, se necessário, para estender os comprimentos dos cabos, embora isso perca parte do benefício de cancelamento de ruído do cabeamento blindado de par trançado dentro dos cabos do microfone.


 

Dessa forma, conectores XLR em miniatura são frequentemente usados em conjunto com cintos sem fio vestíveis para monitoramento intra-auricular e/ou microfones discretos usados na cabeça. A Switchcraft foi pioneira na categoria com seus conectores Tini-QG. Vários fabricantes os oferecem, como a linha XLR da REAN. Também a equipe de suporte no show (geralmente chamada de “roadies”) se comunica por meio de fones de ouvido de intercomunicação conectados a cintos sem fio, usando XLRs de 5 ou 6 pólos. Os contatos XLR adicionais permitem que o usuário fale pelo microfone do headset (de ouvido), bem como alterne entre diferentes fontes de áudio.


 

 


Porém, nem todos os conectores de áudio de eventos ao vivo usam macho-fêmea. Os plugues e conectores de calibre A de ¼” conectam instrumentos elétricos e eletrônicos (guitarras, teclados, etc.) a seus amplificadores e vários dispositivos de efeitos (reverberadores, equalizadores, etc.). Os conectores speakON® Twist-lock (desenvolvidos pela Neutrik, mas oferecidos por vários fabricantes com nomes diferentes) conectam as saídas de alta amperagem dos amplificadores de áudio aos alto-falantes.


 

Só que o uso dos conectores vai além do áudio. Faz parte também do mundo da iluminação e dos efeitos visuais. Tanto é que, na Broadway e em outros teatros de instalação fixa, os conectores Stagepin (também chamados de conectores “2P&G” ou “Bates”) têm sido um grampo para luminárias tradicionais de posição fixa por mais de 100 anos. Luzes, lasers, canhões de confete e outros dispositivos de efeito visual mais recentes que giram em um ou mais eixos requerem conectores que travem no lugar para suportar o movimento e a vibração. Os conectores powerCON, nos modelos powerCON 20A (azul e cinza) e powerCON TRUE1 TOP (também desenvolvido pela Neutrik), fornecem energia AC a esses dispositivos teatrais “inteligentes”.


 

Mais uma vez, os conectores XLR são usados, neste caso, para transportar sinais digitais para os dispositivos que estão conectados em rede para que as ações possam ser sincronizadas com o intuito de produzir efeitos visuais em larga escala. XLRs de cinco polos são especificados para esta sincronização, embora XLRs de três polos também sejam usados às vezes. Como curiosidade, digo que o gênero é do fêmea para o macho - o oposto do gênero do áudio.


 

E o uso dos conectores vai adiante. Servem para a ampliação de imagens e imagens em movimento. Não muito tempo atrás, as câmeras de transmissão interligadas com conectores de cobre BNC, SMPTE (desenvolvidos pela LEMO Connectors) ou conectores de fibra óptica opticCON (desenvolvidos pela Neutrik) eram focadas em artistas, com as imagens resultantes projetadas em grandes telas estilo filme para o público assistir e aproveitar. Hoje, projetores e telas passivas foram amplamente substituídos por videowalls de LED. Paredes de LED gigantes são construídas a partir de dezenas de blocos de vídeo menores, que geralmente têm apenas alguns metros de comprimento.


 

Uma unidade de processamento externo divide e distribui a imagem de exibição completa para que cada ladrilho receba e emita apenas seu fragmento apropriado. Cada bloco recebe energia via powerCON e recebe seu sinal de vídeo por meio de uma conexão estilo RJ45 (na maioria das vezes etherCON, que encapsula conectores RJ45 padrão dentro de um invólucro de metal com trava) ou, para implantações em grande escala, uma conexão de fibra óptica como o opticoCON.


 

E se vamos falar sobre ir além, o novo caminho aponta para a convergência. É que, embora o vídeo moderno de eventos ao vivo seja roteado por IP por padrão, o áudio e a iluminação são tecnologias mais antigas, que antecedem a revolução da TI. Mas o áudio e a iluminação estão sendo trazidos para o século XXI com uma variedade de consoles roteados por IP, caixas de palco e outras ferramentas de digitalização, que trazem as vantagens de custo e os benefícios de funcionalidade das redes comutadas para entretenimento ao vivo.


 

Hoje, já é possível sinais de microfone serem digitalizados de forma fácil e barata ao lado do palco, podendo ser duplicados e distribuídos livremente. Isso elimina a necessidade de transformadores e cabos volumosos de sinal único (ou cabos “cobra” que consistem em feixes de cabos de par trançado, cada um dedicado a apenas um sinal analógico discreto). Com a digitalização moderna, dezenas de sinais de áudio podem ser transmitidos bidirecionalmente por um cabo de categoria única ou cabo de fibra óptica duplex, reduzindo substancialmente o número de conectores XLR necessários. Da mesma forma, os amplificadores de potência se tornaram “inteligentes”: eles podem receber sinais digitais, informando não apenas o sinal de áudio a ser amplificado, mas também em que nível e com qual atraso, equalização e outros recursos necessários para um reforço de som ideal.


 

Em reconhecimento a essa convergência de equipamentos de áudio e vídeo com tecnologia da informação, o padrão de segurança IEC/UL 62368-1 foi criado para fundir e substituir os modelos que eram utilizados anteriormente separados, ou seja, o IEC 60065 (para equipamentos AV como consoles de mixagem) e IEC 60950-1 (para equipamentos de TI como roteadores e switches). Dentro do novo padrão, AV e TI são tratados como um — como deveriam ser.


 

Atualmente, soluções de cobre como cabeamento de categoria conectorizado para etherCON Cat 5 e Cat 6A — e cabos de fibra óptica multimodo e monomodo terminados com MIL-DTL-83526, FIBERFOX e outras interconexões robustas — estão sendo usados para conectar em rede os componentes de cada um dos domínios do espaço de entretenimento ao vivo (o áudio, os efeitos visuais ou o vídeo) ou, na mais abrangente dessas tecnologias, todos esses domínios juntos em um ecossistema único e comutado. Essas inovações de rede são quase (mas não totalmente) tão empolgantes para os técnicos responsáveis por apresentar o show quanto o talento é para o público.


 

Fred Morgenstern- é engenheiro de som graduado pela Wilson High School (EUA), músico e vice-presidente da Neutrik EUA, líder em soluções de conectividade AV escolhida por quase 100% dos usuários profissionais.


 

Sobre a Neutrik Américas

Com sede em Charlotte, NC, a Neutrik Américas, uma subsidiária da Neutrik AG e membro do Grupo Neutrik, é o principal fornecedor de soluções de conectividade AVL profissionais, robustas e confiáveis nas Américas. A Neutrik fabrica uma ampla gama de conectores, sistemas de conectores de fibra óptica e acessórios para uma extensa carteira de clientes, desde bandas de rock a designers de iluminação, estúdios de transmissão e fabricantes de equipamentos industriais. O Grupo Neutrik desenvolve, projeta, fabrica e distribui globalmente produtos e sistemas inovadores de interconexão sob as marcas NEUTRIK, CONTRIK e REAN, e é líder global nos mais diversos segmentos de mercado. Saiba mais no site.


 

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Assessora de Imprensa: Letícia Gasparini

Contato: +55 (21) 98761-8465


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