27/03/2023 às 23h23min - Atualizada em 28/03/2023 às 06h06min

Polícia Federal encontra mais de 100 quilos de cocaína em navio atracado no porto de Rio Grande

Polícia Federal encontra mais de 100 quilos de cocaína em navio atracado no porto de Rio Grande - Jornal O Sul

Jornal O Sul - RS
https://www.osul.com.br/policia-federal-encontra-mais-de-100-quilos-de-cocaina-em-navio-atracado-no-porto-de-rio-grande/

Uma apreensão de 103 quilos de cocaína quebrou a rotina do Porto de Rio Grande (Litoral Sul do Estado) na madrugada desta segunda-feira (27). A droga era transportada dentro de um navio que seria levado até a China e acabou descoberta pela Polícia Federal (PF), que prendeu por tráfico internacional um marinheiro de 33 anos e nacionalidade filipina.

De acordo com investigações preliminares, o entorpecente foi içado para o convés da embarcação a partir de um barco de menor porte. O caso prossegue sob investigação.

Região Metropolitana

Já em Gravataí (Região Metropolitana de Porto Alegre), horas depois foi a vez de a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prender um paranaense de 52 anos e que transportava 3 quilos de cocaína pura e outros 57 quilos de pasta-base da droga no compartimento oculto de uma caminhonete Hyundai Tucson. O flagrante foi efetuado na rodovia BR-290.

A exemplo de muitas ocorrências desse tipo, a descoberta foi feita durante abordagem de rotina. Ao revistarem o interior do veículo, com placa de Foz do Iguaçu (PR), os agentes – com ajuda de um cão farejador – acabaram encontraram o material. A estimativa da corporação é de que se fosse vendida, a droga renderia R$ 7,5 milhões.

Vale do Taquari

No final da tarde, a PRF apreendeu mais de 17 quilos de maconha escondidos dentro do bagageiro de um ônibus abordado durante fiscalização preventiva em trecho da BR-386 próximo a Lajeado (Vale do Taquari). O coletivo havia partido de Cascavel (PR) com destino a Porto Alegre.

Ao revistarem as bagagens, os patrulheiros encontraram diversos tabletes de maconha dentro de uma mochila, cujo dono foi apontado como um passageiro de 25 anos e que estava sentado na primeira fileira. Ele reside na capital gaúcha e não possuía antecedentes criminais até então.

Serra Gaúcha

Em Garibaldi (Serra Gaúcha), a PRF prendeu o motorista de um táxi por tráfico de drogas. Ele foi flagrado na BR-470, próximo ao município, ao transportar 1 quilo de maconha e várias porções de crack prontas para venda. Ambas das drogas estavam dentro de uma sacola no interior do veículo.

O condutor, de 33 anos, já possui ficha criminal por crimes como porte ilegal de arma-de-fogo. Ele informou aos policiais que a droga seria entregue na cidade de Carlos Barbosa, na mesma região do Estado.

Eldorado do Sul

À tarde, a corporação apreendeu dez máquinas caça-níqueis que eram transportadas em um caminhão pela BR-290 em Eldorado do Sul (Região Carbonífera). O veículo é de Porto Alegre e também levava um passageiro.

Durante a abordagem, o motorista foi perguntado sobre carga e então alegou ser “a mudança” do homem que o acompanhava na cabine. Como não apresentou nota fiscal ou outro documento, levantou desconfianças – que se confirmaram com a descoberta dos equipamentos ilegais.

O motorista, de 47 anos, já tem contra si diversos registros de antecedentes por lesão corporal e ameaça. Ele acabou revelando que os caça-níqueis seriam levados até Pelotas (Região Sul). Já o passageiro, de 45 anos, era na verdade seu ajudante e também “ficha-suja”: furto, invasão de domicílio, dano a patrimônio e crime contra idoso.

(Marcello Campos)



Fonte: https://www.osul.com.br/policia-federal-encontra-mais-de-100-quilos-de-cocaina-em-navio-atracado-no-porto-de-rio-grande/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp