Uma apreensão de 103 quilos de cocaína quebrou a rotina do Porto de Rio Grande (Litoral Sul do Estado) na madrugada desta segunda-feira (27). A droga era transportada dentro de um navio que seria levado até a China e acabou descoberta pela Polícia Federal (PF), que prendeu por tráfico internacional um marinheiro de 33 anos e nacionalidade filipina.
De acordo com investigações preliminares, o entorpecente foi içado para o convés da embarcação a partir de um barco de menor porte. O caso prossegue sob investigação.
Região Metropolitana
Já em Gravataí (Região Metropolitana de Porto Alegre), horas depois foi a vez de a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prender um paranaense de 52 anos e que transportava 3 quilos de cocaína pura e outros 57 quilos de pasta-base da droga no compartimento oculto de uma caminhonete Hyundai Tucson. O flagrante foi efetuado na rodovia BR-290.
A exemplo de muitas ocorrências desse tipo, a descoberta foi feita durante abordagem de rotina. Ao revistarem o interior do veículo, com placa de Foz do Iguaçu (PR), os agentes – com ajuda de um cão farejador – acabaram encontraram o material. A estimativa da corporação é de que se fosse vendida, a droga renderia R$ 7,5 milhões.
Vale do Taquari
No final da tarde, a PRF apreendeu mais de 17 quilos de maconha escondidos dentro do bagageiro de um ônibus abordado durante fiscalização preventiva em trecho da BR-386 próximo a Lajeado (Vale do Taquari). O coletivo havia partido de Cascavel (PR) com destino a Porto Alegre.
Ao revistarem as bagagens, os patrulheiros encontraram diversos tabletes de maconha dentro de uma mochila, cujo dono foi apontado como um passageiro de 25 anos e que estava sentado na primeira fileira. Ele reside na capital gaúcha e não possuía antecedentes criminais até então.
Serra Gaúcha
Em Garibaldi (Serra Gaúcha), a PRF prendeu o motorista de um táxi por tráfico de drogas. Ele foi flagrado na BR-470, próximo ao município, ao transportar 1 quilo de maconha e várias porções de crack prontas para venda. Ambas das drogas estavam dentro de uma sacola no interior do veículo.
O condutor, de 33 anos, já possui ficha criminal por crimes como porte ilegal de arma-de-fogo. Ele informou aos policiais que a droga seria entregue na cidade de Carlos Barbosa, na mesma região do Estado.
Eldorado do Sul
À tarde, a corporação apreendeu dez máquinas caça-níqueis que eram transportadas em um caminhão pela BR-290 em Eldorado do Sul (Região Carbonífera). O veículo é de Porto Alegre e também levava um passageiro.
Durante a abordagem, o motorista foi perguntado sobre carga e então alegou ser “a mudança” do homem que o acompanhava na cabine. Como não apresentou nota fiscal ou outro documento, levantou desconfianças – que se confirmaram com a descoberta dos equipamentos ilegais.
O motorista, de 47 anos, já tem contra si diversos registros de antecedentes por lesão corporal e ameaça. Ele acabou revelando que os caça-níqueis seriam levados até Pelotas (Região Sul). Já o passageiro, de 45 anos, era na verdade seu ajudante e também “ficha-suja”: furto, invasão de domicílio, dano a patrimônio e crime contra idoso.
(Marcello Campos)