A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa gaúcha homologou, na terça-feira (28), a recriação das Frentes Parlamentares Pela Alimentação Saudável e da Regularização Fundiária de Interesse Social.
Ambas eram coordenadas em legislaturas anteriores pelo deputado Edegar Pretto (PT), que concorreu a governador nas eleições de 2022. Agora, os trabalhos serão liderados pelo deputado Adão Pretto Filho (PT).
A retomada da Frente Parlamentar Pela Alimentação Saudável foi motivada pelos dados sobre pessoas em situação de insegurança alimentar grave no Rio Grande do Sul. Segundo um levantamento divulgado em 2022 pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, 14,1% da população gaúcha sofre com a privação no consumo de alimentos.
Conforme Adão Pretto, isso expõe a urgência de intensificar a mobilização pelo combate à fome e pela garantia do acesso a alimentos saudáveis, a fim de evitar a má nutrição e doenças crônicas. Outro ponto central é trabalhar pela viabilidade da agricultura familiar e da produção agroecológica.
Sobre a Frente Parlamentar da Regularização Fundiária de Interesse Social, Adão Pretto disse que o objetivo é unir esforços a fim de implementar políticas públicas para atender à demanda social.
Após a homologação pela Mesa Diretora, o ato de instalação das Frentes Parlamentares deve ocorrer nas próximas semanas.