Por meio de cerimônia seguida de reunião on-line na tarde desta quinta-feira (30), o governador gaúcho Eduardo Leite assumiu a presidência do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), com mandato de um ano. A escolha foi referendada pelos colegas Jorginho Melo (Santa Catarina), Ratinho Júnior (Paraná) e Eduardo Riedel (Mato Grosso do Sul), também integrantes do colegiado.
O primeiro pronunciamento do novo ocupante do cargo teve como destaque a importância do órgão para o desenvolvimento regional. Também foram ressaltados alguns temas que o chefe do Executivo gaúcho define como prioritários: meio ambiente, agricultura, infraestrutura e desenvolvimento regional.
Mais de 60 anos de atuação
O Codesul foi criado em 1961, a partir de um convênio entre os três Estados do Sul do País. Em 1992, a parceria foi ampliada pelo ingresso do Mato Grosso do Sul no grupo. A finalidade do colegiado é colaborar para o crescimento da Região, até mesmo como uma espécie de contraponto à concentração econômica da área central do Brasil.
Uma das principais realizações do Conselho, já em seu primeiro ano de atividades, foi a criação do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Atualmente, a instituição é um importante braço de fomento a programas de estímulo regional – suas ações são aprovadas pelo Codesul.
(Marcello Campos)