Pacientes que aguardam por uma prótese dentária em Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre, agora recebem atendimento com mais agilidade pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Uma das beneficiadas foi a dona de Casa Rose Cristina Martins, de 58 anos, que já pode sorrir sem receio e retomar a mastigação de alimentos sólidos. Conforme o cirurgião-dentista Daniel Staudt, o tratamento impacta na autoestima, bem-estar social e qualidade de vida.
“Os pacientes ficam muito felizes e satisfeitos com a reabilitação, é gratificante”, diz. Em média, são realizadas quatro consultas até a colocação da prótese. A iniciativa está reduzindo a fila de espera e vai garantir mais qualidade de vida para os pacientes beneficiados, concluiu o profissional.
Aumento da oferta
A Secretaria Municipal de Saúde oferece 60 próteses totais e parciais removíveis ao mês, em contrato com uma empresa terceirizada. O encaminhamento é feito em consulta de avaliação odontológica na unidade de saúde, após tratamento dentário para adequação da boca.