Foi lançada nesta quarta-feira (29) a chamada do Edital Gaúcho de Inovação para Indústria – Cidades Inovadoras. O fomento, apresentado pelo gerente de Inovação e Tecnologia do Senai-RS, Victor Gomes, busca promover o desenvolvimento de soluções inovadoras para as cidades nos temas Saneamento Ambiental, Uso eficiente de recursos, Automação, Mobilidade Urbana, Segurança Pública e Prevenção de desastres naturais e incidentes. Destinada a startups e micro e pequenas indústrias, a chamada não terá aporte da empresa e os recursos serão entre R$ 110 mil e R$ 330 mil, oriundos do edital e da Prefeitura de Porto Alegre.
Além dos recursos financeiros, o projeto aprovado terá acesso ao know-how de instituições parceiras para o desenvolvimento da ideia e aos centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Senai, com apoio durante toda a jornada. Também poderá participar de ação complementar do Sebrae com foco em empreendedorismo, modelagem de negócio e divulgação do produto, e do IEL, com foco na gestão da inovação e liderança. As empresas recebem também capacitação e mentoria em propriedade intelectual. O desenvolvimento da proposta tem prazo de seis a 18 meses.
A iniciativa é uma promoção do Sesi, Senai, IEL e Sebrae, em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, com apoio da Fiergs, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) e da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento em Empresas Inovadoras (Anpei).
As empresas devem submeter sua ideia pelo site www.egii.com.br.