A Secretaria de Meio Ambiente, através da Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA), Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos, realizou mais de 1,5 mil castrações desde agosto de 2022. O serviço gratuito contribui para a redução de ninhadas indesejadas, abandonos, além de contribuir para a diminuição das zoonoses.
Além disso, o serviço de fiscalização contra maus-tratos aos animais realizou mais de 400 atendimentos presenciais, incluindo orientações, notificações e autuações, visando coibir as ações que podem ser caracterizados como maus-tratos aos animais.
Já o serviço de resgate e atendimento à cães errantes atropelados e feridos, realizou mais de 150 atendimentos que incluem exames, medicações, internações e cirurgias.
Vale destacar também que os animais em situação de vulnerabilidade são assistidos pelo Banco de Ração para Animais da Prefeitura. Já foram doadas mais de cinco mil quilos de ração para cães e gatos, além de casinhas e utensílios para animais abandonados, animais comunitários, à população que comprove vulnerabilidade social, ONG’s ligadas a causa animal e protetores independentes.
Vale ressaltar que as ações de bem-estar e proteção animal integram o Programa de Governo Investe + Erechim e o investimento total em todas as ações está previsto em R$ 1,2 milhão.
Números da Diretoria de Bem-Estar Animal
CASTRAÇÕES: 1564
VISTORIAS DE MAUS TRATOS: Mais de 400
RAÇÕES DOADAS: Mais de cinco mil quilos
ATENDIMENTOS CLÍNICA DE APOIO, ANIMAIS RESGATADOS: Mais de 130 cães
ANIMAIS ADOTADOS: Mais de 100 adoções