É campeão! O Grêmio conquistou o Campeonato Gaúcho pela sexta vez consecutiva neste sábado (8), ao vencer o Caxias por 1 a 0, em Porto Alegre, e assim chegou a 42 títulos ao longo de sua história.
O placar foi definido apenas no segundo tempo. Principal contratação do Tricolor na temporada, Luis Suárez balançou a rede ao converter pênalti sofrido por ele e ainda deu assistência para Lucas Silva ampliar a vantagem nos acréscimos, mas o árbitro Leandro Vuaden anulou o gol por falta de Diogo Barbosa na origem da jogada.
No último lance do jogo, o Caxias teve um escanteio no qual o goleiro Bruno Ferreira foi para a área e cabeceou firme após cruzamento de Marcelo, porém Adriel defendeu. Vinícius tentou tirar a bola dele e foi expulso por atingir o rival, que estava deitado no campo e com a bola dominada, então Diogo Barbosa foi tirar satisfação e também recebeu o vermelho.
Com o hexa em 2023, o Grêmio volta a conquistar seis títulos seguidos do Gauchão após mais de três décadas. A última vez havia sido em 1990. Antes disso, o Tricolor também foi hexa em 1967. Na ocaisão, houve o hepta no ano seguinte.