foto: Reprodução/A. R. Kumar et al. (via European Society of Gastrointestinal Endoscopy)
Exames de rotina podem revelar coisas realmente chocantes. Até mesmo para médicos! Nas redes sociais, gastroenterologistas revelam alguns dos achados mais bizarros que já fizeram durante endoscopias e outros exames similares. É uma amostra clara que em boca fechada não entra… barata… ou olho (?!)
Um caso famoso foi registrado em 2019, quando médicos contemplaram uma joaninha no cólon do intestino de um paciente de 59 anos.
Ninguém sabe como o inseto foi parar tão longe no sistema digestivo do paciente e com uma aparência tão boa, a ponto de parecer viva.
A suspeita é que o coquetel laxante dado a pacientes em estágio de preparação para o exame possa ter ajudado no tortuoso caminho até chegar ao órgão.
Outro caso bastante surpreendente foi dessa barata, que foi vista no cólon transverso de uma mulher de 51 anos.
Segundo o estudo publicado do caso, o inseto tinha menos de 1 cm de tamanho e carregava algum líquido verde — o que levantou a possibilidade de o animal ter sido comido inadvertidamente durante a ingestão de gelatina, pouco antes do exame.
Em um caso sem muito contexto, um olho de vidro bastante atento foi achado no duodeno de um paciente de 85 anos.
O homem foi atendido por causa de uma crise de úlcera hemorrágica. Após uma entrevista, médicos descobriram que o homem sabia que tinha engolido o órgão protético, durante a ingestão de pílulas, mas como nunca sentiu nada simplesmente deixou pra lá.
Já essa barata foi achada dentro de uma paciente de 52 anos, com histórico de depressão. O inseto estava em tão bom estado que foi sugado praticamente intacto por instrumentos e analisado posteriormente por um laboratório. Em conversas posteriores, a paciente afirmou que teve a casa infestada por baratas e pode ter comido uma delas acidentalmente.
Uma espécie de vespa foi achada em 2021, dentro do intestino de alguém que não teve a identidade revelada.
R7
The post Joaninhas, baratas e até olhos: médicos encontram coisas bizarras no intestino de pacientes appeared first on Terra Brasil Notícias.