Nesta quarta-feira (12), a Polícia Civil realizou a “Operação Scammers” com o objetivo de investigar o crime de estelionato conhecido como “golpe dos nudes”. A ação começou a partir de uma denúncia registrada na Delegacia de Tapes, em março deste ano, em que a vítima recebia várias ligações dos golpistas exigindo depósitos de dinheiro para evitar denúncias à polícia.
Com medo das ameaças, a vítima efetuou vários depósitos em diferentes contas bancárias, resultando em um prejuízo financeiro de mais de R$100.000,00 em quatro dias. Durante a investigação, foram identificadas as pessoas que receberam o dinheiro transferido pela vítima e descobriu-se que o golpe foi planejado por um detento da Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ).
Hoje, a polícia cumpriu cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Parobé e Viamão, apreendendo celulares, documentos, comprovantes de depósito, máquinas de cartão de crédito e outras evidências que irão fortalecer a investigação. Também houve a representação pelo bloqueio das contas bancárias dos beneficiados.
O golpe dos nudes consiste em enviar capturas de tela ou imagens de nudez ou conversas íntimas para a vítima e, em seguida, chantageá-la exigindo pagamento de dinheiro para evitar a divulgação das imagens ou denúncias à polícia. Em alguns casos, os golpistas se apresentam como policiais e exigem depósitos em dinheiro.
A “Operação Scammers” contou com a participação de 30 policiais civis em 10 viaturas.